Análise comparativa ao plantel dos 3 grandes







  Confronto de plantéis
  Guarda-redes:
O Benfica parece o mais debilitado nesta posição, com uma aposta num guarda-redes de qualidade questionável, a boa prestação defensiva encarnada pode ficar em causa. O Sporting parece manter a aposta na juventude de Rui Patrício que continua a gerar alguma desconfiança nas hostes leoninas, principalmente nas saídas de bola. O Porto mantém Helton, que é o melhor e mais completo guarda-redes do nosso futebol, dono de uma calma extraordinária transmite segurança a toda a equipa. 
O melhor: Helton

Defesa direito:
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQWUFvjdWeIFYbmIvu5O1BB47MI4cz14qo5k-TYMp_y7qMemGg&t=1&usg=__A-YOkh19bO2imPj9uLNtmICxvj8=http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQWUFvjdWeIFYbmIvu5O1BB47MI4cz14qo5k-TYMp_y7qMemGg&t=1&usg=__A-YOkh19bO2imPj9uLNtmICxvj8=
O Sporting é a equipa com o melhor defesa direito do campeonato português (caso se confirme a saída de Fucile), João Pereira é o mais rápido dos defesas direitos dos três grandes, o que mais apoia o ataque e oferece melhor apoio aos extremos/médios direito e é o mais agressivo na procura da bola. João Pereira tem grandes hipóteses de se tornar o titular da selecção portuguesa!
O melhor: João Pereira

Defesa esquerdo:

Esta é uma posição para a qual todos os grandes de Portugal estão bem servidos, não é possível eleger um que seja melhor que os outros sem que isso seja alvo de uma reflexão e discussão profunda. O Coentrão é o que melhor apoia o ataque mas também é o que mais descura a defesa, o Álvaro Pereira e o Evaldo são jogadores com características semelhantes, menos exuberantes que o Coentrão nas acções ofensivas, mas mais certos defensivamente, o Evaldo parece levar vantagem sobre o Álvaro Pereira no apoio aos centrais, nomeadamente no jogo aéreo onde se faz valer da sua boa elevação e forte sentido posicional, no entanto o Álvaro apoia o ataque com mais propósito e é mais jovem que o Evaldo.
O melhor: Evaldo
Centrais:
O Benfica parece levar vantagem sobre a concorrência este ano, pois o Porto ficou órfão de Bruno Alves e o Sporting ainda não acertou com o parceiro para Carriço. Enquanto Luisão assume a voz de comando na defesa do Benfica David Luiz vai ganhando pontos no cimentar da sua posição como o melhor central a jogar em Portugal. Carriço e Rolando não têm a sorte de David Luiz, pois não têm um parceiro à altura que lhes permita maximizar as suas capacidades.
O Melhor: David Luiz
Trinco:
Caso a condição física de Pedro Mendes lhe permita realizar uma época ao seu nível, não existem grandes dúvidas que ele é o melhor trinco a jogar em Portugal, não tem a força física de Javi nem o pulmão de Fernando, mas, fruto da sua experiência, é exímio a ler o jogo, a cortar espaços e a pautar o ritmo de jogo.
O Melhor: Pedro Mendes


Extremo/médio interior esquerdo:
  

O porto parece levar vantagem nesta posição, apesar de Valdés já ter mostrado muitas qualidades ainda tem de passar pela adaptação ao nosso campeonato. Gaitán possivelmente nem será utilizado nesta posição, no entanto, mesmo considerando que será o Coentrão a fazer esta posição o porto continuará em vantagem, pois o Cristian Rodriguez é um jogador com uma técnica extraordinária, com uma cultura táctica exemplar e com uma capacidade de fazer golos acima dos restantes (pelo menos para já).
O Melhor: Cristian Rodriguez

Extremo/médio interior direito:

Embora o Vukcevic esteja a aparecer com uma nova atitude, terá de saber manter esta atitude durante todo o campeonato, mesmo quando for para o banco. O Varela apareceu em grande forma na supertaça e parece ter debelado a lesão que o afastou dos relvados durante vários meses, pelo que poderá dar seguimento às boas indicações que deu no ano passado. O Benfica parece ter falhado quanto à sucessão de Di Maria e Ramirez e ainda não encontrou substitutos nem para um nem para outro, entretanto a solução interna é Amorim cuja polivalência, mais não parece fazer do que impedi-lo de se especializar em qualquer das posições que joga.
O Melhor: Varela
Médio Box-to-box:
  
Ao contrário do que a imagem pode dar a entender, parece que Maniche veio mesmo para cá jogar à bola e espalhar o seu bom futebol pelos nossos relvados. Caso consiga manter a condição física, será o melhor médio box-to-box do nosso campeonato pois ao contrário de Moutinho que só sabe defender e de Martins que só sabe atacar, Maniche é um médio completo com elevada eficácia em todos os capítulos do jogo.
O Melhor: Maniche

Médio criativo:
  
Embora sejam depositadas grandes e fundadas esperanças pelo Sporting e pelo Porto nos seus respectivos médios criativos, até ao momento Aimar tem sido o que melhor tem perfumado os relvados Portugueses com a magia do seu futebol. A condição física de Aimar será uma incógnita assim como a utilização de Matigol no Sporting ou a afirmação de Belushi no Porto, no final serão estes factores a ditar quem é o melhor.
O Melhor: Aimar

2º Avançado:
  
O Hulk é um fenómeno, um poço de força e de técnica, dono de uma compleição física que lhe valeu a alcunha que tem, é um semeador de pânico nas defesas contrárias. Postiga tem sido uma autêntica desilusão no Sporting, embora lhe seja reconhecido valor dos tempos em que jogou de dragão ao peito, ainda não confirmou credenciais no Sporting. Saviola tem uma grande mobilidade, uma técnica apurada e encontrou no Benfica o prazer de jogar que as passagens pelos colossos europeus lhe tinham retirado.
O Melhor: Hulk
Matador:

O levezinho foi o melhor avançado que passou pelos relvados portugueses nos últimos anos, um verdadeiro rato de área, um oportunista e trabalhador incansável que estará agora a entrar numa fase descendente da sua carreira, muito embora se espere que a sua experiência lhe garanta um considerável número de golos ao longo da época. Falcão é uma pérola que o Porto roubou ao Benfica (também andou atrás dele), é um finalizador nato, um oportunista que está sempre no sitio certo e um abnegado na procura da bola. Cardozo será o menos matador dos três, contudo é também um bom finalizador que pode beneficiar do futebol ofensivo do Benfica que lhe proporciona muitas oportunidades para marcar, apesar de ser o mais alto dos três os golos de cabeça não são o seu forte.
O Melhor: Falcão


Esta é uma análise aos presumíveis donos das posições analisadas, que tentei fazer de forma realista e isenta, procurei analisar os jogadores sem me deixar influenciar pela paixão clubista que tenho, paixão pelo Sporting!!!

Moreno

7 comentários:

Caracois disse...

Helton,J.Pereira,David Luiz,Carriço,Coentrão,P.Mendes,Maniche,Aimar,Rodriguez,Vuk,Saviola,Falcão

Anónimo disse...

Vamos por partes:

-defesa direito:Joao pereira demonstra ainda muitas lacunas a defender e é muito inconsequente ainda.Fucile e Maxi estão acima dele.

-DEfesa esquerdo:Evaldo é bom jogador,mas o melhor a actuar em portugal é o alvaro Pereira,e a seguir o coentrao.

Medio DEfensivo:Devem-sse ter enganado.Fernando é o melhor nesta posição,porque faz muitos desarmes e agora anda a evoluir em termos ofensivos.Pedro Mendes não é tao eficaz no desarme e só sabe jogar para tras.

-Medio box to box:Eu comprendo que com a situação do moutinho,nos nao gostemos do homem,mas enquanto jogador mete maniche no bolso.

Criativo:Posso concordar com isso,apesar de belluschi tambem ser grande jogador.

Cumprimentos e continuem o bom trabalho.

SL

Miguel

Pedro disse...

Boa análise e isenta. Cada um tem a sua opinião. na minha opinião é GR Helton,DD J. Pereira,DC David Luiz, DE F. Coentrão, TR não sei,
ME Valdes, MD Varela, BoxBOX Maniche, N10 Aimar, AV Saviola, PL Falcão.

Saudações Leoninas

Caracois disse...

Respondendo á analise do anónimo, mais valia teres escolhido só jogaores do teu clube!!!! Kd dizes k o melhor trinco é o Fernando ou k o melhor def esq é o pereira tá tudo dito...a do montinho nem vou comentar!!!!

Anónimo disse...

Ao contrário do comentário do sr Miguel, concordo plenamente com as escolhas.

O fucile deve sair e o maxi está muitos furos abaixo do j pereira.

O Álvaro pereira e o coentrao são bons, mas o evaldo é o mais completo ataca e defende com o mesmo nivel.

Quanto ao medio defensivo, dizer q o melhor é o fernando e depois dizer q ofensivamente é uma nulidade é uma contradição, quanto ao pedro mendes jogar só para trás o que tenho a dizer é que vê os jogos numa televisão diferente das outras.

Para o merdinho meter o maniche no bolso tem ainda de comer muita sopa, tem de fazer algo mais do que correr atrás da bola, tem de ter qualidade de passe (o maniche tem), tem de fazer golos (o maniche faz)e tem de construir uma carreira de sucesso (o maniche tem e não é por acaso), tambem não é por acaso que o merdinho não tem lugar na selecção.

Se na comparação do box-to-box a comparação fosse feita com o meireles (que mete o merdinho no bolso) a hostória era outra, mas como parece q está de saida do porto...

Bom trabalho!!!

SL

João Preto

Anónimo disse...

Anonimo, o 1º, ainda tens a lata de escrever isto: "SL"???

És tripeiro de gema, não consegues disfarçar o teu facciosismo azul corrupto.

Quanto à analise concordo quase por inteiro, só trocava Saviola por Hulk.

Anónimo disse...

Helton
J.Pereira D.Luiz Luisao F.Coentrão

Fernando
Aimar Moutinho

Varela Alan

Falcão

Creio ser o melhor onze da liga
Helton é o mais seguro.
Luisao e D.Luiz sao a melhor dupla. Penso que os centrais nao devem ser escolhidos individualmente mas sim como dupla.
Coentrao teve lacunas defensivas nos primeiros tempos, mas actualmente é o melhor lateral, o que fez na selecção demontra isso mesmo.
Na direita J.Pereira é o melhor, e creio que tanto benfica como sporting estao melhor servidos nesta posiçao do que porto e braga.
Fernando é o trinco mais discreto mas o que melhor destrói. Apesar de ter perdido posiçao para Airton, acho que Javi tambem é um trinco a ter em conta.
Moutinho e Aimar acho que são jogadores fenomenais, e estão um passo à frente de Maniche a meu ver.
Nas alas, gosto muito do Vuk como Izmailov poderiam ali estar, mas o primeira ainda nao teve a época de explusao, e o segundo, pelas razoes conhecidas veio perdendo influencia, mas é um excelente jogador. Sendo assim acho que Varela é o que está em melhor forma, bem como Alan do Braga.
A ponta de lança o Falcao é sem duvida o melhor. Cardozo é um goleador mas Falcão é muito mais completo.