À conversa com ... Paulo Graça


Começou por defender as cores do Vitória de Setúbal, mas a sua ascensão na carreira levou-o até ao Sporting. Muitas vezes internacional por Portugal, é considerado um dos melhores executantes de Futebol de Praia na sua posição. É uma pessoa simples, acessível e muito simpática. Depois de um Verão cheio de conquistas, tem o privilégio de ser a primeira personalidade a ser entrevistada pelo Mercado Leonino, iniciativa que queremos continuar a realizar!

1 - O Sporting conquistou o título de Campeão Nacional de Futebol de Praia, sendo que dominou totalmente a competição. Qual (ou quais) foram os segredos por trás deste sucesso?

Tínhamos um grupo muito forte e com um espírito vencedor maior. Um dos segredos foi termos sido sobretudo amigos e solidários dentro de campo.

2 - A equipa do Sporting era maioritariamente constituída por elementos da selecção portuguesa. Pensa que foi um facto importante para a conquista do título?

Teve um pouco de importância, sim. Mas os outros clubes podiam ter apostado um pouco mais e quem sabe ter resgatado alguns. É normal que como nos conhecíamos melhor as coisas se tornassem mais fáceis.

3 - A equipa do Sporting foi a que sofreu menos golos na competição (9), e o prémio de melhor guarda-redes foi entregue a Bruno, guarda-redes do Benfica. Não acha que foi injusto?

Penso que foi um pouco, sim. Mas no futebol é mesmo assim, por vezes existe este tipo de injustiças.

4 - Os adeptos leoninos devem estar curiosos… o Paulo vai continuar a representar o Sporting no próximo Verão?

Se tudo correr bem claro que representarei novamente o Sporting.

5 - A direcção do Sporting foi muito felicitada por apostar em jogadores nacionais. Apostas deste tipo são importantes para o desenvolvimento da modalidade?

A modalidade em Portugal só tem a ganhar e a selecção nacional mais ainda.

6 - No jogo do título, frente ao Benfica, o Sporting contou com uma claque incansável. Este tipo de apoio também é importante no Futebol de Praia?

Claro que sim, futebol de praia é o unico desporto em que se joga a ouvir musica, há divertimento nas bancadas. Futebol de praia é para ser uma festa e sem publico (claques) acaba por não o ser.

7 - Recentemente também conquistou o Campeonato Europeu por Portugal, foi um Verão em cheio…

Foi um verão muito bom em termos desportivos, espero ter mais.

8 - Como vê o Paulo esta nova geração de atletas de futebol de praia? Serão eles capazes de conseguir os triunfos da geração anterior?

Acho esta nova geração de jogadores muito confiante nas suas possibilidades, sabemos da responsabilidade que temos em conseguir manter resultados anteriores e estamos preparados. No último ano participamos em todas as finais dos torneios em que entramos, isso faz com que tenhamos muita confiança nos resultados futuros.

9 - Que perspectivas tem para o futuro?

Que nos consigamos manter o nível exibicional que tivemos este ano, que consiga ajudar a Selecção Nacional e o Sporting a atingir todos os objectivos a que nos propusermos nos próximos tempos.

10 - Quer deixar alguma mensagem aos adeptos do Sporting, e também aos adeptos de Futebol de Praia?

Quero deixar uma palavra de apreço a quem gosta desta modalidade, pedir que divulguem esta maravilhosa modalidade para a evolução da mesma. Quero agradecer a todos pelo apoio prestado tanto ao serviço do Sporting como ao serviço da Selecção Nacional.


O Mercado Leonino agradece a disponibilidade e o tempo e deseja as maiores felicidades a Paulo Graça!

Sem comentários: