Análise ao Plantel


Guarda-Redes

Deverá ser uma das posições que sofrerá profunda reformulação. As saídas de Hildebrand e Tiago são dados quase consumados (ambos em final de contrato), pelo que deverão ser realizadas duas contratações (ou regressos). Rui Patrício é nesta altura um dos principais activos do plantel, e, na minha opinião, não devia sair por valores inferiores as 15 milhões. Posto isto, se Patricio sair deverão entrar dois guardiões. Se tal não acontecer, duas entradas serão suficientes.

Defesa-Direito

Estamos bem servidos nesta posição: João Pereira é o que todos nós sabemos (!) e Abel é um jogador certinho. Contudo, penso que o ciclo do experiente jogador chegou ao fim, sendo a possibilidade mais viável uma venda a um preço não muito alto. Atenção a João Gonçalves…

Defesa-Central

Reformulação! É a palavra que melhor define o que adeptos e dirigentes querem. NAC começou bem a época mas veio a perder espaço, não fazendo jus ao rotulo de novo Ricardo Carvalho. Polga foi uma peça fundamental nos últimos anos mas, tal como Abel, já não é jogador para o Sporting. Carriço é um jogador com fibra, raça, um autêntico capitão. Mas estes factores não são suficientes para o tornar num grande central, pecando significativamente em termos de marcação. Tendo em conta o a sua reputação, uma possível venda era interessante. Torsiglieri é provavelmente o melhor central do Sporting. Demorou a afirmar-se mas tem estado em bom nível quando foi chamado a actuar. Resumindo, defendo as saídas de Polga, NAC e Carriço e a permanência de Torsiglieri.

Defesa-Esquerdo

Depois de meia dúzia de anos cheios de mediocridade, a chegada de Evaldo pensava-se que vinha resolver uma das principais lacunas do plantel. A verdade é que Evaldo desiludiu, e também não tem substituto à altura (Grimi). Uma posição que necessita claramente de update. Defendo a continuidade de Evaldo e a saída de Grimi.

Médio-Defensivo

Existem no actual plantel bons jogadores para esta posição. Pedro Mendes e André Santos são claramente jogadores a continuar, pois apresentam qualidade indiscutível. Maniche tem a saída assegurada: nem dirigentes nem adeptos gostam do futebol que apresenta, pelo que não tem condições para se manter no plantel. Zapater é um case-study: teve uma fase da época com um futebol alegre, rápido e goleador, mas nos últimos tempos tem vindo a cair de produtividade. Resumindo: ficam André Santos, Pedro Mendes e possivelmente Zapater e sai Maniche. Defendo também a existência de um quinto elemento nesta posição, um jogador com características diferentes dos actuais, principalmente em termos de estatura.

Medio-Ofensivo

Pouco tenho a dizer, Valdes e Matias são jogadores com qualidades claramente acima da média e, se bem aproveitados, podem render o dobro ou o triplo da actualidade. Ficam os dois, uma posição que não deve sofrer remodelação.

Extremo-Direito

Numa época em que as opções acabaram por ser Vukcevic e Djalo (devido à lesão de Izmailov), o rendimento de ambos ficou muito aquém do expectável. São jogadores negociáveis, sendo o primeiro um jogador demasiado individualista e o segundo pouco amado pela massa associativa. Se Izmailov tiver condições para continuar no Sporting, defendo a contratação de um jogador. Se o russo não melhorar a condição física, deverá ser contratado outro jogador.

Extremo-Esquerdo

Valdes foi contratado para jogar nesta posição, mas nasceu claramente para jogar numa posição mais central. Salomão é um jogador com grande potencial, mas ainda não tem o fôlego suficiente para assumir as despesas atacantes de que um clube como o Sporting necessita. Se Salomão for emprestado, devem entrar dois jogadores, caso contrário apenas um.

Avançados

Desde o inicio da temporada que não houve grandes opções para o ataque: Liedson, Postiga e Saleiro. Se o cenário já era negro (e o pinheiro não chegava…), Liedson abandonou Alvalade, ficando as opções limitadas a Postiga e Saleiro. Postiga realiza a sua melhor época de leão ao peito, pelo que deve continuar. Saleiro tem guia da marcha. No mínimo devem entrar três avançados.

Rui Patricio; Reforço; Reforço

João Pereira; Reforço

Reforço; Reforço; Torsiglieri; Reforço

Reforço; Evaldo

André Santos; Pedro Mendes; Zapater; Reforço; Reforço

Izmailov; Reforço

Matias; Valdez

Reforço; Salomão

Reforço; Reforço; Postiga; Reforço

Entradas: 14 Jogadores

Saídas: 11 Jogadores – Lucro de cerca de 10 Milhões

Concordam com as minhas ideias? Demasiadas entradas?

22 comentários:

Héber disse...

Tudo menos Hugo Almeida! para cepos já nos chega o Saleiro...

Anónimo disse...

Grande post CL, concordo em quase tudo. Eis a minha opinião:

GR: Rui Patrício;Tiago;Golas*
DD: João Pereira;J.Gonçalves*
DC: Torsiglieri;Rodriguéz*(0)
DC: E.Garay*(0);Alex Silva*(4M);
DE: Wendt*(0);Evaldo

MDef: Zápater;Donadel*(0);P.Mendes
MC: Trochowski*(0);A.Santos
MO: M.Fernandéz;J.Valdés
ME: Leto*(6M);D.Salomão
MD: Izmailov;Sougou(0)*
AC: Vágner Love*(7M);Jô*(0);H.Postiga


Entradas: 12
Saídas: 11

Valor gasto já com, prémios de assinatura e valor pago por empréstimo ao jogador:

= 25M

Vasco

SL

zeze7 disse...

vejam la se começam a atualizar mais o blog

Tiago disse...

Rodriguez a (0) ? Mas onde ?

GBC disse...

Na baliza penso que o Tiago deveria ficar. Os guarda-redes duram muito mais anos, e não me importo nada de ter, no plantel, um guarda-redes com a idade e a experiência do internacional português, que cumpre sempre que é chamado a intervir. Se o Patrício ficar, aliás, não contrataria guarda-redes nenhum, dado o facto de além do Tiago termos também jovens valores como Ricardo Batista, Vitor Golas e Luis Ribeiro (júnior).

Também acho que o Abel devia sair. O percurso do João Gonçalves é semelhantíssimo ao de André Santos enquanto emprestado. Além disso, não há mais laterais-direitos portugueses de idade semelhante com tanto futuro (basta ver a selecção sub 21 e sub 20). Jogador para entrar no plantel na próxima temporada como suplente, e ir tendo oportunidades para quem sabe um dia o JPereira ser vendido.

Para o centro da defesa manteria Torsiglieri e Carriço. Não me esqueço das exibições do último na época de estreia e na época anterior, onde esteve simplesmente fantástico. Não tem qualidade para titular indiscutível, mas é um bom central.

Defendo o mesmo relativamente á posiçao de lateral-esquerdo.

Para a posição de médio defensivo, manteria Mendes, Santos e Zapater e contrataria outro elemento. Quiçá Petrovic?

Concordo totalmente na questão dos médios ofensivos centro.

Penso que Djaló poderia ficar, embora, se tiver uma proposta, fosse de aproveitar. Contrataria 1. Se Djaló não ficasse ou contratava mais um para a direita (improvável) ou chamaria Wilson Eduardo ao plantel, porque gosto muito de o ver jogar descaído sobre a direita do ataque.

Defendo que, na esquerda, Salomão devia continuar. Contratação de um extremo-esquerdo de grande qualidade é muito importante...

Sim, também acho que deviam entrar 3 avançados, mas talvez um deles fosse um dos emprestados (Pongolle ou Owusu). Vagner Love (para a titularidade) e Vossen (para crescer e ir valorizando), eram boas opções para um único lugar, juntando-se a Postiga e o tal emprestado. Recordo que para esta posição, o líder do campeonato, por exemplo, tem apenas Falcao e Walter. Nós teriamos Vagner Love, Postiga, Vossen e Pongolle (por exemplo). Seria bom.

Não acho que sejam demasiadas entradas, embora talvez só entrassem, comigo, 13 jogadores no plantel. Só que aproveitaria a formação e os jogadores que estão emprestados para compor minimamente o plantel, e depois comprar uns 6 ou 7 jogadores de indiscutivel qualidade.

Boa análise. SL

Pvalente disse...

Bracalli , Marcelo Boeck
DD- Bruno Teles
DC Alex Silva , garay e Johny Evans
DE- Wendt
MC- Donadel , Petrovic
MD- Kakuta ou Pizzi
ME- Quaresma
PL- Jô . Love , Bobô

Oportunista disse...

Concordo com tudo menos na permanencia de Pedro Mendes, pois apesar de bom jogador, tem um grande historial de lesoes (como nesta se tem provado), alem de ja ser um jogador com alguma idade....
Sugestoes:
- continuaçao de Tiago;
- Bracalli;
- Carlos Diogo;
- Alberto Rodrigues;
- Sebastien Coates;
- Dedé;
- Wendt;
- Derek Boateng;
- Miguel Veloso;
- Darko Lazovic;
- Alex Teixeira;
- Emenike;
- Jo;
- Humberto Suazo;

Anónimo disse...

Quem é o Vossen?

MiguelC disse...

Concordo com tudo menos com a saída do Carriço. Acho também que o Tiago ainda serviria bem para 3º Guarda Redes.

Cumps

Fernando Alvega disse...

Concordo com quase tudo, discordando só nas permenências de Pedro Mendes devido ao seu historial de lesões, Zapater punha 1 ano a rodar, Salomão outro que ia rodar 1 an e, por fim, Postiga que não faz lá falta nenhuma. Para ser apanhado durante um jogo 7 vezes em fora de jogo, cometer umas 5 faltas e marcar golos quando o rei faz anos, para isso ia para lá eu com a minha barriguinha.

E depois disso vamos então para a constituição do plantel.

Rui Patricio; Vitor Goiás; German Lux

João Pereira (a); João Gonçalves

Torsiglieri; Coates; Alex Silva; Rodriguez

Evaldo; Wendt

Donadeli; Petrovic;

Trochowski; André Santos

Zahavi;Yassine El Ghanassy

Matias; Valdez (b)

Leto; Juan Albin

Bobô; Lacina Traooré; Funes Mori, Jonathan Reis

(a) Caso saia, entrar Silvio

(b) Caso saia, Alex Teixeira

Revolução total no plantel com o minimo de 16 entradas mas, com a hipotese, de serem 17 ou 18, isto num plantel de 25 jogadores.

Sem jogadores emprestados, contratações de jogadores novos, experientes e, com garantia, de retorno financeiro a curto médio prazo. Nessa altura e com os jogadores da nossa cantera a jogarem num clube satelite e de preferência na liga Vitalis, a estarem com mais experiêcia, serão eles que irão depois ocupar as vagas devido às vendas.

Mas no entanto, fica-se não só com um 11, mas sim, com um plantel fora de série, super favorito a vencer todas as competições onde entrar.

Acredito que é um investimento caro mas contudo para sair barato mais tarde.

Fernando Alvega disse...

É só para perguntar o que tinha de mal o meu comentário para não ter sido exposto?

Anónimo disse...

adrien, pereirinha, renato neto, andre reis, wilson eduardo, joao gonçalves e vitor golas....estes tem que entrar obrigatoriamente!

Hildb, abel, polga,grimmi, maniche, tales, djalo, vukcevic...fora ja chega!

Vejam o que falta!

Uncle P disse...

O Abel esta em final de contrato nao pode ser vendido.
O Evaldo faz-me lembrar os novos ricos,jogava um bolao no Braga,veio pro Sporting dislumbrou-se e,parece preso por arames,nao jogo nada.

Anónimo disse...

Com dois guarda redes eu buscava:
Bracalli*
Mica (ainda jovem e mostrou ser bom no jogo Sporting x Leiria)

Defesas: Garay, Alex Silva*, A.Rodriguez*
DD: Silvio
DE: Wendt*
MDef: Petrovic*, Mohammed Sissoko* (Udinese)

ME: Giuliano, Leto*
MD: Sogou*
MO: Lucas (Sao Paulo), Ruben Brigido

AVA: Vagner Love*, Matheus/Carlao, Jo/Kleber(Maritimo, Bobo*


Isto da uma soma de 18 reforcos
Os com * sao os que mais deviam vir
Que sao 9.. Mais os que vem de emprestimos..
Com as entradas de Matheus/Carlao, Jo/Kleber e as saidas de Saleiro e Postiga dava para finalmente ter uma possivel dupla substituta que podesse trazer golos e tambem mais competicao para os lugares no onze..
Certamente um plantel ganhador

Anónimo disse...

Bem feito para termos uma equipa decente seria:
-deixar Patricio porque mais um ano e explode para o top 5 de clubes!
-Deixar Carriço porque sera um excelente central;
-Deixar Torsi para terminar a adaptaçao e mostrar tudo o que pode dar;
-Deixar João Pereira porque é dos únicos que honrou sempre a camisola;
-Deixar Andre Santos porque vai explodir na proxima epoca;
-Deixar Matias porque a proxima epoca via ser a sua epoca;
-Deixar Salomão porque vai explodir;

Contratar:
-um bom guarda-redes e chamar um bom da formação;
-2 bons centrais e chamar um da formação;
-um bom lateral esquerdo e chamar um lateral esquerdo e um direito da formação;
-um bom medio defensivo;
-um bom numero 10 (importantissimo)
-dois bons extremos e chamar um da formação;
-Dois bons PL e chamar um da formação;

Anónimo disse...

Oh socios... Chega de mediocridade, chega de ir buscar jogadores a equipas que lutam pelos primeiros 10 lugares...
Temos de ir buscar jogadores de nivel! Então os lamps e os porcos trazem grandes promessas e grandes nomes e nós vamos aqui ao quintal do braga e do guimaraes...?

Depois venham culpar o treinador, ou até mesmo os dirigentes, quando é a nossa mentalidade mediocre que já está ultrapassada!

Roberto Leal disse...

http://conversascomvedetasdofutebol.blogspot.com/2011/04/novo-colaborador.html

Já perdemos jogadores como Carlão, Benaglio, Geromel ...

Não façam o mesmo com João Ribeiro, Baba, ...

Manuel Cunha disse...

Gr:Rui Patricio,Nilson,Diego.
Df Dr:João Pereira,D.Santon.
Df Esq:Evaldo,Silvio.
Df Cent:Carriço, Torsiglieri, A.Rodrigues,Kacar.
M.Def: A.Vidal, André Santos, Annan e Zapater.
Extremo D:Izmailov,Vukcevic.
Extremo Esq:Quaresma, Georginio Wijnaldum.
M.Ofen:Matias, Valdes.
Avancados: Postiga, Dentinho, Vagner Love e

Anónimo disse...

vejam o Bruno...

http://www.youtube.com/watch?v=VKN8_BfOOig&feature=player_embedded

Pvalente disse...

O Silvio ta no Porto

Roberto disse...

Redes: Patrico
Logan Bailly
Golas

Def Direito: João Pereira
Cristian Zapata (Udinese)

Defesa Central: Torsiglieri
Carriço
Alex Silva (São Paulo)
Garay ( Real Madrid)

Defesa Esquerdo: Evaldo
Drenthe (Real Madrid)

Medios Defensivos: Andre Santos
Pedro Mendes
Anthony Annan (Shalke)
Kwadwo Asamoah (Udinese)
Lucas (São Paulo)


Ext Direito: Georginio Wijnaldum (Feyenoord)
Izmailov


Numeros 10: Matias Fernandez
Jaime Valdez


Ext Esquerdo: André Ayew (Marselha)
vukcevic


Avançados: Bobo (Besiktas)
Jô (Man City)
Bryan Ruiz (twente)
Lens (PSV)
Kleber (Maritimo)

Na defesa Zapata, Garay, Alex Silva pois são altos e fortes, para a nossa defesa deixar de perder duelos de confronto fisico.
No Meio campo dois titulares da selecção do gana, não são muito caros e para quem não os conhece sao jogadores raçudos o que o nosso meio campo precisa, não fugir ao choque. Andre Ayew e Georginio Wijnaldum são jovens e ja tem o respeito das defesas ds seus campeonatos, coisa que o salomão ainda não tem, eles disputariam os lugares com o izmailov e vukcevic de certeza. Os avançados, Bobo nao aprecio muito mas creio que seja melhor jogador que o Postiga, Lens e Jô na minha opinião não ficam nada atras das qualidades de Falcão e Hulk, Ou Cardoso e Saviola.. o Bryan Ruiz acho que todos conhecem, ajudou o Twente a ser campeão o ano passado e acho que com o valor que iriam buscar o Hugo almeida ou o Vagner Love dava para o ir buscar. O Kleber ja conhece o nosso campeonato e seria bom e o Lucas é joven e pode evoluir bastante.

Digam me o que acham, se concordam ou não.. e tentem ver videos ou jogos dos que não conhecem. Georginio e do Andre Ayew serão grandes jogadores isso vos garanto ;)

Unknown disse...

Uma coisa é certa. Com a saída de Polga, termina aqui a geração Peseiro. O último bom futebol praticado pelo Sporting