João Gonçalves vs Pereirinha

Nos últimos dias tenho “ouvido” um burburinho por todo este mundo virtual sobre qual o defesa-direito que ficará no Sporting: João Gonçalves ou Bruno Pereirinha. Se me perguntassem qual escolhia, hesitava. Porquê? Sou apreciador dos dois jogadores, acho que ambos têm capacidade para rivalizar com João Pereira e foram formados no Sporting.

Mas, seguindo a ordem de escolha de algo, devemos confrontar os pontos fortes e pontos francos existentes entre os dois, e, a partir disto, escolher o jogador que dá mais garantias de sucesso. João Gonçalves, actualmente com 23 anos, e depois de três empréstimos ao Olhanense e um ao Olivais de Moscavide, está no momento de se afirmar como uma opção válida no plantel do Sporting. É um atleta cerebral, rápido, que gosta de subir e assumir as manobras ofensivas da equipa. Porém, fruto deste atrevimento, não põe em causa a estabilidade defensiva da sua equipa, sendo assim um jogador com capacidade defensiva/ofensiva muito semelhante. Contudo, nos últimos anos, tem sofrido várias lesões, sendo que uma delas o impediu de realizar a pré-época, no tempo de Paulo Bento.

Pereirinha é da mesma geração de João Gonçalves, tendo mesmo jogado com este nas camadas de formação. Depois de quatro temporadas ao serviço do plantel principal (na primeira foi resgatado em Janeiro ao Olivais e Moscavide), foi emprestado ao Vitória de Guimarães, onde não se deu bem. Em Janeiro deste ano rumou à Grécia, novamente sem sucesso. Já esta temporada foi anunciado como reforço da Olhanense, mas uma lesão de João Gonçalves “obrigou” Domingos a chamá-lo a estágio. Pereirinha é um médio ala direito de raiz, mas desempenha de igual forma o papel de defesa-direito, posição na qual se estreou ao serviço do Sporting frente ao Porto, onde colocou, sem qualquer abuso, Quaresma no bolso. O seu futebol é caracterizado pela velocidade que imprime ao jogo, pelo drible curto e pela sua polivalência. É claramente um jogador com características ofensivas, mas não compromete quando é obrigado a recuar no terreno. O único “senão” é a apatia que por vezes revela em campo, factor que levou muitas vezes Alvalade ao desespero.

Posto isto, se fosse eu a escolher, João Gonçalves ficava no plantel como suplente de João Pereira. Pereirinha rodava mais um ano, e, caso revelasse capacidades suficientes, seria integrado no plantel principal na próxima temporada.

E vocês, caros leitores? Qual a vossa opção?

7 comentários:

Anónimo disse...

grande coisa

Anónimo disse...

João Gonçalves era a minha aposta, se tiver algum problema com lesões há solução, visto que o Arias é para ficar no plantel .

Onbz11

Anónimo disse...

Pese embora a minha concordância com a esmagadora maioria da crónica, não posso concordar com o seu desfecho. Pereirinha, claramente é mais jogador que João Gonçalves em todos os itens do jogo. Mais forte no um para um quer defensivo, quer ofensivo. Dotado de uma técnica acima da média, capacidade de passe curto e a longa distância com qualidade e critério, muito disciplinado tacticamente. Faz-me lembrar uma jogador à Barça. A sua exclusão inicial do lote para o actual plantel deve-se ao facto de Domingos lhe ter dado um castigo por não ter querido ir para o Braga na época passada. Eu, provavelmente faria a mesma coisa. Na minha opinião, tanto Pereirinha como Wilson Eduardo, este ano deveriam ter feito parte do elenco. Um já está... O outro começa a brilhar no Olhanense!

Anónimo disse...

tambem acho o bruno pereirinha bem aproveitado podera ser o nosso fabio coentrao!!! mas destro agora imagem que o miudo evolue de igual forma!!! ficamos com os melhores laterais do mundo na seleçao! e o sporting faria um grande encaixe financeiro sl leoninas

Nany-7

ginho disse...

Há dois senãos...

- João Gonçalves está muitas vezes lesionado nos joelhos.

- Pereirinha era o chamado BUFO do Sporting...pois tem familia a trabalhar no jornal ''ABola''. Mas pode ser que tenha mudado a sua atitude de se xibar ao jornal, de tudo o que se passa em alvalade.

vamos ver...FORÇA SPORTING

Pvalente disse...

Claramente João Gonçalves

Unknown disse...

Por mim ficavam os dois,quem saia era o João pereira era capaz de dar uns patacos, se reparar quantas vezes é expulso e deixa a a malta a sofrer, vai darme alguma razão.