Linha ofensiva...

Numa época que se prevê longa e competitiva, é extremamente importante ter um plantel que possa dar garantias. Com lesões, castigos, e acumulação de jogos num curto espaço temporal, conseguir "rodar" jogadores, é de capital importância!
No entanto, a linha ofensiva da nossa equipa, parece-me muito confusa neste momento. Com a mais que provável contratação de Bojinov, são já vários os jogadores que podem jogar como o homem mais adiantado... e tenho a certeza que ainda vai chegar mais um avançado com diferentes caracteristicas. Nesse sentido, temos Postiga, Yannick, Van Wolfswinkel, Rubio, Bojinov, e até Carrillo pode jogar nessa posição... Não será tarefa fácil para Domingos, encaixar todos os jogadores durante a época. 
Postiga será aquele que, em principio, terá titularidade assegurada, pois é um jogador tipicamente ao gosto de Domingos... segura a bola como poucos, ganha faltas nas imediações da área, e tabela de forma exemplar com os colegas. Como o seu maior contra, tem o facto de não marcar habitualmente mais que 10 ou 12 golos por temporada.
Yannick é um caso particular... tem excelentes qualidades mas raramente as consegue colocar ao serviço da equipa. Num sistema com avançados móveis, é o tipo de jogador com que quase todos os treinadores gostariam de contar, devido à sua velocidade e profundidade. Prevejo que seja complicado ser titular.
Van Wolswinkel vai carregar "às costas", o facto de ser um dos jogadores mais caros da história do Sporting. Apesar da sua tenra idade, não se adivinha que as bancadas de Alvalade sejam muito pacientes para com o holandês. O avançado chega com um registo de golos assinalável na liga holandesa, mas o campeonato português, está hoje em dia, num patamar bem superior.
Diego Rubio chega a Alvalade de forma algo surpreendente. Um avançado em clara ascensão, e que parece ser mais uma aposta a longo prazo, até pela sua idade. Muito apreciado pela generalidade da imprensa do seu país, o jovem chileno, passará este ano por uma época de adaptação ao futebol europeu. Eu acredito nele!
Bojinov ainda está para confirmar... mas é quanto a mim, um reforço de peso! Fantástico em vários aspectos para bom avançado, como a recepção de bola, e desmarcação, estou convencido que o búlgaro será um caso sério esta temporada. Chega ainda bastante jovem, apesar de muito experiente. Com passagens por excelentes clubes europeus, carrega consigo a desconfiança do ponto de vista da sua condição física. Um aspecto que terá sido, certamente, alvo do cuidado dos responsáveis leoninos, sabendo de antemão que o jogador já sofreu duas gravíssimas lesões.
Andre Carrillo está um pouco como Rubio... os sportinguistas esperam ver do peruano, um desempenho entusiasmante. Jogador com caracteristicas para jogar mais numa das alas, o ex-Alianza Lima cumpre muito bem também a posição de avançado, num esquema com dois ou três homens na linha da frente. Chega também com bastante fama, e é apontado no seu país como o "novo Farfán".
Como é esperado, e foi confirmado ainda ontem por Carlos Freitas, vão chegar mais uma ou duas opções para o ataque. Existe uma grande expectativa sobre quem será, ou serão, esses jogadores, mas acredita-se por entre a blogosfera leonina, que a tão falada "truta", pode chegar a qualquer momento...
Um jogador com caracteristicas diferentes dos que já temos. Um homem de área, que trate o golo por "tu"! Um jogador mais fixo, que possa também chamar mais pessoas ao estádio, e dar uma dimensão diferente ao jogo do Sporting.

Como avaliam o sector ofensivo da nossa equipa?



15 comentários:

mitaka disse...

Acredito que Postiga raramente vai calçar,pena nao ter sido dispensado tambem!
Mas pronto ainda ah quem diga que ele e bom, enfim os numeros falam por si e nao as teorias de que afinal o gajo nao e ponta de lança.Postiga e uma nulidade e mal de nos ter-mos de continuar a levar com jogadores destes!

SL

Miguel S. disse...

obrigado pelo seu comentario! todas as opinioes sao respeitadas. eu nao estou de acordo. mas respeito! SL

Anónimo disse...

Yanick tem excelentes qualidades????
Gostava de saber quais.
Carrillo nunca pode nem vai jogar como ponta de lança e sim como extremo.

Dangerfields disse...

Estava a ler o post e encontrei uma das coisas que nos fez falta esta época:
"segura a bola como poucos, ganha faltas nas imediações da área, e tabela de forma exemplar com os colegas."

destaco ainda mais a parte do "ganha faltas nas imediações da área", algo fundamental para se vencer jogos no nosso campeonato onde encontramos defesas tipo "autocarro".

Tem-nos faltado jogadores inteligentes lá na frente que quando apertados e sem espaço insistam em remates disparatados para qualquer lado ou entreguem facilmente a bola "jogável" ao adversário deixando-o sair em contra-ataque.

Há que ser inteligente, segurar bolas, aguentar porrada e cair quando dá jeito. Ganhar metros, ganhar faltas, ganhar posição e criar oportunidades para livres perigosos.

Ainda mais importante será este ano dado que contamos com jogadores como shaars, luis aguiar, matias, (turan) que cada um ao seu jeito são excelentes conversores de bolas paradas.

É aqui que não temos feito a diferença.

Anónimo disse...

Ainda nao temos um ponta de lança que se diga: "Epá espectáculo!"

Miguel S. disse...

Dangerfields. excelente analise. obrigado.

Tomas_L disse...

Dos nomes que disseste sinceramente acho que o Djalo, Carrillo e ate o Bojinov vao jogar a extremos, com a possibilidade do Bojinov tambem fazer uns jogos a PL. Nao a tenho a menor duvida assim como tambem nao duvido que nao vem truta nenhuma para o Sporting ate pelo discurso do Godinho ontem. Todos ouvimos dizer que ja so restavam 10 Milhoes e nao vai ser tudo investido, alem de que "o Bojinov vai ser um investimento bastante razoavel" logo nao temos dinheiro para trutas. Vamos parar de ser ingenuos e apoiar o Sporting independentemente dos jogadores que estao la...eu nasci do SPORTING e nao do Postiga ou do Bojinov

Jb disse...

ainda esta 1 bocado fraco falta 1 PL claramente nao podem meter a pressao toda no Ricky e Rubio ainda sao muito jovens pot isso deviams contratar pelo menos 1PL e 2 Extremos

Dangerfields disse...

miguel, enganei-me ali num parágrafo, assim o meu comentário não faz muito sentido.

deixo a correcção:

"Tem-nos faltado jogadores inteligentes lá na frente que, quando apertados e sem espaço, NÃO insistam em remates disparatados para qualquer lado ou entreguem facilmente a bola "jogável" ao adversário deixando-o sair em contra-ataque.

Miguel S. disse...

Dangerfields, eu percebi :)

almeyda disse...

a tal truta podia ser para o lado eskerdo.eu axo k tudo vai depender da tatica k domingos jogar,mas se for como em braga vai ser bojinov na frente isma na direita e falta 1 para a eskerda,mas

Anónimo disse...

Acho que a ultima contratação seja bentner pq e uma jogador de área alto com um bom jogo de cabeça.

jj disse...

mas é obvio, com essas contratações e para quem segue a carreira do Domingos e k ja foi dito pelo carlos freitas, a 1º tatica k o SCP vai utilizar vai ser o 4-3-3 mt parecido ao FCP, podendo variar conforme o adversario e o jogar em casa e fora, variando entre o 4-1-2-3 jogando em casa ou com equipas mais fracas e o 4-2-3-1 jogando fora e equ. mais dificeis. Então no ataque teremos : na esquerda DJALO, CARRILLO E REFORÇO, na direita ISMAYLOV, BOJINOV E RUBIO, no centro POSTIGA, WOLFSWINKEL E REFORÇO.
Na tatica alternativa 4-1-3-2 será : trinco-rinaudo,A.santos,nº10-mattias, l.aguiar e rubio, ME- carrillo, reforço e schaars, MD- ismaylov, j.pereira, AVANÇ.- postiga, bojinov,wolfs, reforço e djalo.
Nesta tatica os avançados são demais mas na 1º tatica são o ideal.

jj disse...

polga e postiga estão demais, para os substituir podia vir o bentner ou iaquinta ou amauri ou bobo, para o lugar do polga podia vir alex silva ou dédé estando o vasco da gama interessado no polga.
É verdade k este ano temos marcadores de livres mas nos clubes grandes e vencedores os dois defesas centrais marcam cerca de 4/5 golos por época no minimo, tal como rolando,otamendi, luisão, david luiz.Se virem as estatisticas dos nossos centrais contratados teem medias de 0/1 golos por epoca, falta-nos 1 central bom cabeçeador e goleador marcando os golos k tonel marcava.

Anónimo disse...

Falta e um extremo esquerdo puro! fixo ja tms wolfs. Extremo esquerdo para este ano n vai ser o carrillo