SportingTV e Streams


Este inicio de época trouxe-me ao pensamento um dos temas mais delicados e que geram mais discussão na família sportinguista. É um dado generalizado que todos gostávamos de ligar a TV, e assistir aos primeiros treinos da época. E não só: já pensaram que, todos os fins-de-semana, podíamos começar a seguir mais atentamente as modalidades e o futebol de formação? E ver as apresentações dos jogadores? Quem não gostaria que assim fosse?

Mas não é tudo simples como parece. Antes de se iniciar um projecto, é necessário ter certezas quanto à sua viabilidade económica, não só para o clube, mas com as entidades parceiras. A BenficaTV tem sido um projecto conseguido, mas porquê? Vejamos: em Portugal, existem mais adeptos de que clube? Benfica. Desta forma, é simples tirar conclusões. Se tivessem de investir num projecto, e se houvesse duas pessoas disponíveis, escolhiam a que pudesse trazer mais clientes ou a que tivesse menos clientes? Pois é.

Fonte próxima do clube garante que “estamos numa fase de análise, de tomar decisões. Não há datas nem modelo fechado. Por exemplo, o plano inicial de contar com dois estúdios, um em Alvalade e outro em Alcochete, ainda não é garantido que seja posto em prática.”

A partir dos dados já explicados, não é difícil concluir que a SportingTV não é um projecto que possa ser resolvido no futuro relativamente próximo. Mas há que procurar alternativas, e criar um crescimento gradual e sustentável, começando por baixo e ir subindo até à profissionalização.

Estamos na era dos streams na internet. Muitos clubes, a nível mundial, disponibilizam no seu site vários streams, que transmitem jogos, treinos e entrevistas dos jogadores do plantel principal, bem como jogos das modalidades e do futebol de formação. E se o Sporting adoptasse este sistema? Não é um processo que gere grandes custos, e, sem ser um processo fantástico, já dava para “entreter” os sportinguistas.

Esta é uma questão de fácil resolução. O site do Sporting é um dos mais desenvolvidos a nível europeu, seria apenas necessário criar um atalho na mensagem inicial com a ligação para os vários streams disponíveis. Se houvesse disponibilidade de alguém comentar a partida em questão, tudo bem. Caso contrário, se fosse apenas possível visualizar o jogo, já me dava por contente.

Basta querer, porque alternativas há, basta procurá-las!

Comentários