Tenho saudades tuas, Sporting Clube Portugal!


Primeiro, depois do post feito ontem, reflecti melhor, e decidi não condenar Domingos até existirem provas concretas dos seus encontros com os dirigentes portistas. Esta notícia parece-me uma maneira de os dirigentes lavarem as mãos e tentarem livrar-se de pagar indemnização. Por muitos defeitos que o Domingos tivesse enquanto treinador esta noticia parece-me claramente encomendada. Admito, estava de cabeça quente, tal como todos os sportinguistas. Domingos pode ter o Porto no coração, mas acima de tudo penso que é profissional, trabalha para quem lhe paga, e Jorge Jesus é leão, inclusive sei que paga as quotas. Por isso, caros amigos, continuo a condenar a decisão de demitir o nosso antigo treinador. 

Espero que os histéricos (nos quais se incluem muitos neste grupo) estejam felizes. Despacharam um tipo que levou o Braga à UEFA e que nos pôs a jogar o melhor futebol dos últimos anos com uma equipa completamente nova. Despacharam-no porque os adeptos foram na cantiga dos jornais e não souberam apoiar.Agora é ver quanto tempo sobrevive o Sá Pinto. Agora é "Coração de Leão", daqui a 6 meses vai ser uma besta como qualquer outro. Enquanto os adeptos continuarem a ser uma força desestabilizadora o Sporting não vai a lado nenhum, e isso é que é deprimente.

Estou um bocado farto destes circos que as nossas ultimas direcções têm montado. Queixamo-nos muito da comunicação social mas a verdade é que nós (instituição Sporting) só falamos e falamos mal. Não sabemos controlar o fluxo de informação. Na minha opinião, quem tem de falar de futebol é apenas e só o treinador, e não o Presidente da mesa, ou mesmo o Presidente. Não quero ter cá historias (falsas) de túneis, conspirações de treinadores, e comentários contraditórios. O Presidente só deve surgir em momentos chave. Temos de deixar de ser tão 'peixeiros'. Vejamos por exemplo o caso do Presidente do Benfica. O LFV antigamente falava bue e armava barracas, que claro não levava a lado nenhum e só destabilizava. A partir do momento que se calou, acalmou. Devíamos implementar uma regra em que não se fala dos outros clubes. (sim o Paulo Cristóvão, num evento chamado 'Pensar Sporting' decide começar a comentar as claques do Benfica. - somos algum cube de bairro ou somos o Sporting Clube de Portugal?

Domingos era o treinador ideal para o Sporting. Apenas precisava de mais tempo. Deram-lhe 7 meses de trabalho, e apesar da posição dignificante que o Sporting ocupava, a direcção leonina sempre considerou este um ano de mudança e de criação de uma equipa para o futuro, ou seja, começar a pensar em títulos apenas no ano seguinte. Foi o próprio Luis Duque que anunciou que esta era uma época de "encurtar distâncias para os rivais". 
Estou cansado de ver o Sporting queimar e queimar mais treinadores. Já observei várias vezes o Domingos revoltado (Ribas não sabe chutar a * de uma bola!) e é verdade! Um treinador tem que ter opções válidas, não cepos! 
É como vos digo. Sá Pinto é herói agora, daqui a 6 meses será vilão (espero estar enganado). A culpa não é dos treinadores, mas das condições restritas que lhes são impostas. Enquanto o Sporting continuar a dar escândalo semana sim semana não, o sistema não funciona.
Sempre que perdíamos quem dava a cara? Domingos. Quem ia às conferências e era insultado nas costas? Domingos. Sempre, sempre Domingos. Então e os jogadores? Não têm qualquer culpa? De quem é a culpa que o Elias não consiga fazer um passe, o Insúa um cruzamento, e o Ribas um remate? É de Domingos?
Isso é que me irrita ainda mais. Os jogadores andam a receber os seus milhares por mês, e nem honram a camisola Sporting. São sempre protegidos em todo o lado, aeroportos , estádios etc. Contratos por objectivos era para ser imposto já! A ver se eles nem comiam a relva assim!

Força Sá Pinto! Tenho saudades tuas, Sporting Clube Portugal!

1 comentário:

Tiago disse...

Texto muito faccioso...especialmente na parte em que diz que os adeptos não apoiaram. É mentira atrás de mentira. Então ainda no último jogo estiveram 23mil pessoas no estádio num jogo da taça da liga contra o Gil Vicente!? Mais do que o Benfica teve nessa mesma jornada contra o Marítimo (18mil)!! E antes disso houve o jogo contra o Beira-Mar, o Sporting vinha de uma série péssima de resultados e apareceram 38mil pessoas!!
Não me venham com tretas de falta de apoio e de falta de condições. Teve um investimento de 35Milhões, pôde escolher os jogadores (ao contrário de muitos treinadores), o balneário estava completamente blindado e não saía cá para fora nenhuma informação do que se passava lá dentro. Tinha muitas e melhores condições do que o Paulo Sérgio ou o Carvalhal!! E mesmo assim estamos em 5º lugar (!!!) eliminados da taça da liga sem uma única vitória e jogando sempre com a melhor equipa (!!!). O chegar à final da taça de portugal deveria ser uma coisa natural e não uma surpresa. E que eu saiba o Domingos no final dos jogos nunca deu a cara, deitou sempre as culpas para cima dos jogadores. Estava mal, muito mal, e acredito que dentro da equipa já não houvesse muito apoio ao Domingos. Sete meses (!!!) é tempo suficiente para ter o Sporting num lugar que merece, e não num 5º lugar atrás de Braga e Marítimo. Quem diz o contrário não é sportinguista!!

Tenham vergonha na cara no que acabaram de escrever...