Defesa-Direito


A saída do indiscutível das duas últimas temporadas e meia obriga Sá Pinto a encontrar um novo defesa-direito, não só que substitua João Pereira mas como, arrisco dizer, acrescente qualidade em várias características negativas do actual jogador do Valência: temperamento, capacidade defensiva e tomada de decisão no último terço de terreno Serão objeto de avaliação três jovens atletas (dois deles formados no clube), com percursos bem diferentes na temporada que agora findou.

Arias encaixou no plano de jogadores com desenvolvimento a longo prazo, realizando a sua primeira época fora do país. Depois de ter dado boas indicações ao serviço da sua seleção, Arias começou por ser utilizado no Sporting e extremo-direito e, mais tarde, a defesa-direito. A nível ofensivo esteve bastante bem, envolve-se facilmente no ataque. Contudo, a nível defensivo ainda não toma a melhor decisão, especialmente em momentos de pressão alta por parte do adversário.

Cedric realizou uma temporada de grande nível, foi uma das figuras da Académica que venceu o Sporting na final da Taça. Gosta de participar no futebol ofensivo da equipa (quem puder ver os jogos de sub21 repare que Rui Jorge está constantemente a pedir para Cedric “ficar”), cruza com grande acerto e combina facilmente com o extremo. A nível defensivo teve uma melhoria substancial ao longo da temporada, estando mesmo um degrau acima de Arias (na final da Taça anulou totalmente Capel).

Pereirinha será rodeado eternamente pela eterna questão “onde rende mais?”. Na minha opinião, é aqui a defesa-direito que pode ser explorada da melhor forma a sua rapidez e capacidade técnica, ele que já provou ser exímio a cruzar. Já este ano contra o City, Bilbao e Porto teve de recuar no terreno e, verdade seja dita, foi dos melhores elementos em campo.

A pré-época permitirá a Sá Pinto avaliar os três jovens e, caso nenhum dê totais garantias, o Sporting contratará um novo defesa-direito (Jonathan, do Inter, seria uma boa opção). Contudo, parece-me que será desnecessária qualquer contratação, são três atletas de valor, com vontade de se afirmarem no Sporting e no futebol (se não lhe forem concedidas oportunidades, quando jogaram?).  Por esta altura, Cedric é, na minha opinião, o jogador que pode dar maiores garantias de sucesso na posição (o facto de ter jogado uma temporada completa ajuda muito), mas só a pré-época poderá responder a esta questão. Resumindo:

#41 Cedric Soares

#19 Santiago Arias

#25 Bruno Pereirinha

10 comentários:

Joel disse...

Boas..excelente análise...
(um detalhe..o Pereirinha vai ser sempre o melhor jogador da equipa independente da posição..é um jogador extremamente desvalorizado).

Álamo disse...

Respeitando naturalmente o vosso pensamento, perdoem-me que discorde em absoluto da vossa análise.
Exactamente na posição onde o Sporting está mais bem servido, tanto quantitativa como qualitativamente, que raio de sportinguismo e lucidez é a vossa para virem aqui admitir sequer, a possibilidade de o clube poder vir a pensar em contratar um tal de Jonathan?!... Mas vocês andam a brincar aos sportinguistas ou quê?!... Então o clube com um passivo terrível, tem na Lateral Direita uma das posições melhor resolvidas e vocês vem para aqui colocar em causa o valor dos atletas que estão em casa e admitir a necessidade de o clube gastar mais 2 ou 3 M€?!... Mas vocês são de cá ou chegaram há pouco tempo a Portugal?!..
Desculpem-me este desabafo, eu sei que todos nós temos o direito de expressarmos a nossa opinião, mas acham que com o post que escreveram prestaram um bom serviço ao Sporting?!... E que consideração e respeito, Pereirinha, Arias e Cedric vos merecem?!...
Inaudito, na minha modesta opinião, o post que publicaram. Melhor seria que tivessem a coragem de o apagar...

SL

Unknown disse...

Atenção amigo... Esqueceste-te de João Gonçalves?

CL disse...

@Álamo

Não sei se leu o post todo, mas afirmo que "parece-me que será desnecessária qualquer contratação, são três atletas de valor, com vontade de se afirmarem no Sporting e no futebol".

Não percebo portanto o sentido do seu comentário, algo lhe dá garantias que o Sá Pinto não poderá estar a pensar contratar algum defesa-direito? Apenas sugeri um nome caso isso acontecesse, e, volto a dizer, ACHO DESNECESSÁRIA QUALQUER COMPRA!

E cuidado quando começa a colocar o meu sportinguismo em causa, isto é um espaço pessoal, escrevo o que quero e não vou apagar só porque o senhor quer. Não gosta, não lê.

Abraço

CL disse...

@Luis Bento

Não obstante à sua qualidade, O João Gonçalves é praticamente uma carta fora do baralho, é constantemente perseguido por lesões no joelho. A solução será inclui-lo em algum negócio com um clube português (tem contrato até 2013).

Abraço

jon cena disse...

temos todo o direito de discordar, mesmo sendo sportinguistas..se ha alguem q pode discordar, somos nós, a opiniao dos benfas e dos tripas nao nos interessam
mas q raios, agora temos q dizer somente o bem do nosso clube? vai afetar as florzinhas q jogam na equipa? irra

Anónimo disse...

Não concordo nada com este post, acho que é precisamente nesta posição que estamos mais mal servidos.
Vejamos o Benfica tem Maxi Pereira, o Porto tem Danilo o Braga tem Miguel Lopes e nós temos Pereirinha, Cedric e Arias...
Qual destes 3 é pelo menos tão bom como o dos nossos rivais.??

Relva disse...

Qualquer um dos 3 é melhor, talvez só não do danilo, mas ese custou simplesmente 18 milhões, será que nunca mais artepndem por ex com o braga?? ficou á nossa frente, e de ceteza que o lopes não foi mais caro, até é emprestado pelo porto!
Estou com o ádamo.

Nando disse...

No meu entender o posto de lateral direito é dos que está bem preenchido não necessitando de nenhuma contratação.

Mas volto afirmar que o Sporting nesta próxima época ainda não pode vir a contar a 100% com que a equipa B como suporte à equipa principal, pois essa equipa secundária vai ser formada n sua maioria (apesar dos ecos que a imprensa faz com contratações que não passam da invisibilidade)pelos jovens que sobem a seniores.
Ora estes jovens vão passar pela fase mais difícil das suas curtas carreiras que é a passagem de juniores a seniores, e com a nova realidade que vão encontrar.
Não vai ser fácil para eles e só com muito trabalho é que vão conseguir vir a ser aquilo que tanto eles como nós pretendemos que cheguem.

Desta forma penso que seja urgente reforçar a equipa em alguns postos chave.
Não é necessário voltar a comprar em quantidade mas sim em qualidade e, neste aspecto, penso que falta ainda fazer +/- umas 7 contratações.

Se estamos bem servidos no lado direito da defesa, penso que no lado esquerdo era urgente alguém (não me vem agora nenhum nome à cabeça) de nível superior ao Evaldo de forma a substitui-lo e fazer forte concorrência ao Insua.

Para o eixo central da defesa, tentava o empréstimo do Sebastiem Coates ao Liverpool (ficava-se com 3 torres), ficando no ar a hipótese de recrutar outro central mas, na minha opinião, Nuno Reis ou Pedro Mendes podiam ser o tal reforço, rodando na equipa B para não estarem parados. Carriço é outra das hipóteses.

Para o meio campo gostava de ver regressar a Alvalade Hugo Viana e para acompanhá-lo o Petrovic e o Manuel Fernandes. Juntamente com Rinaudo, Carriço, Elias, Schaars, Izmailov, André Martins e Matias Fernandez, grande meio-campo que se ficava.

Para a frente de ataque ia buscar o Ricardo Vaz Tê e tentava o empréstimo do Bendtner. Com 3 pontas de lança com o valor do Wolfswinkel e dos 2 citados (não esquecer o Rubio), ficava-se com ataque para fazer frente a todas as competições e com o mesmo nivel.

Aqui vai um esboço do plantel;

Rui Patrício ?
Marcelo Boek

Arias
Cedric

Onyewo
Xandão
Coates
Carriço

Insua
Reforço

Carriço
Rinaudo
Petrovic
Elias
Schaars
Izmailov
Adrien
H.Viana
M.Fernandes
Matias
A.Martins

Carrillo
Capel
Labyad
Jeffren ou Wilson Eduardo

Wolfswinkel
Vaz Tê
Bendtner

Plantel de 27 jogadores com Pereirinha, Nuno Reis, Pedro Mendes, Rubio etc, a serem apoio à equipa principal.

KYLE disse...

eu confio no Arias e Cedric, houve uma altura em q vi o Pereirinha contra uma equipa inglesa em Alvalade e ele foi estupendo, depois nao compreendo pq nao apostaram continuamente nele npra essa posiçao!
so nao temos alguem do valor do Danilo pq nao temos guito, andam sistematicamente a impedir-nos de entrar na champions q naturalmente torna-se dificil ter algum pilim
o braga so tem bons jogadores ultimamente pq o porto mete-os lá, a seguir entra o eder da academia com destino ao porto mas mudou-se para braga.
estou de acordo com o post do CL.