Plantel 12/13, ainda algumas indefinições


Numa altura em que se aproxima a passo largos o primeiro jogo oficial da temporada, o plantel do Sporting está praticamente definido, sendo que as únicas indefinições estão relacionadas com saídas de jogadores. Com uma política de contratações bem definida, Carlos Freitas voltou a encontrar boas oportunidades de negócio, apostando em jogadores experientes (à exceção de Labyad) a “custo zero” e jovens com grande maturidade competitiva. Ainda poderá surgir alguma surpresa de última hora para o ataque, mas a nível de entradas (assumindo que Viola já é nosso), não será de esperar grandes incursões no mercado.

No início da temporada eram claras as debilidade no plantel: centro da defesa, médio-defensivo e ataque. Chegaram Bouhlarouz e Rojo para a defesa, jogadores versáteis e que aumentam sem qualquer dúvida o nível qualitativo e competitivo na posição. Gelson será concorrente direto de Rinaudo, e, tendo em conta com o que tenho visto, o argentino vai ter de dar duro para manter o estatuto. Labyad será o substituto natural de Matias (concordo com a sua saída, os valores é que foram ridículos), é mais regular e um talento de classe mundial em potência. Viola chega para concorrente direto de Wolfswinkel, desconheço o seu valor futebolístico, apenas li que apenas com 20 anos já é ídolo no seu antigo clube (não é de todo improvável que chegue outro avançado). Pranjic foi a meu haver a melhor contratação até agora, tem sido opção do lado esquerdo da defesa mas, apesar de ter tido bom rendimento, tenho curiosidade de vê-lo a jogar mais avançado no terreno, por exemplo a nº10.

O desejável seria manter o núcleo duro da temporada passada e acrescentar opções de qualidade nas posições debilitadas. Até agora, em termos de entradas, tiro o chapéu a Carlos Freitas. Porém, como habitual, é de realçar alguns aspetos negativos. Já saíram João Pereira, Polga, Matias e possivelmente Izmailov. Hoje fala-se de Onyewu e já circulou o nome de Elias. Além de vender mal, Carlos Freitas arrisca-se a ter de contratar quase um novo onze, quando o desejável era manter estabilidade.

Onyewu, Xandão e Carriço: um deles irá sair. A minha opção seria Carriço, é certo, mas a nível qualitativo a central simplesmente não rende. Vender Onyewu seria um tremendo erro, é líder de balneário, gosta do clube e os adeptos gostam dele, para além de que consegue ser decisivo em muitas partidas. Xandão é um elemento com grande potencial e gostava que ficasse, com a dose certa de concentração tem tudo para ser central de seleção. No meio-campo também ainda deve haver mais saídas, com Izmailov muito da saída (e ainda há a situação de Adrien). Veremos o que a lei de mercado nos dita, em Setembro cá estarei para fazer a análise final.

4 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde.
Achas ridículo os valores da transferencia do Matias? Porque? pode chegar aos 4,6 milhoes e além disso num jogador que não quis renovar e que estava no ultimo ano de contrato. Não acho assim tão mal. Quanto ao resto, penso que temos um plantel mais equilibrado e acho que vamos mesmo ter um ano cheio de surpresas (boas!!) FORÇA SPORTING !!!
www.sportingmaisqueumclube.blogspot.com
Luís Adão Farias

Anónimo disse...

Nos vendemos pessimamente mal! Com certeza absoluta que o benfas ou o fecepe se tivessem o Matias na sua equipa por menos de 10M ou 15M nao saía.
A minha dúvida sobre o Xandão é se ja accionamos a opçao de compra do passe ou ainda pertence àquela empresa de jogadores

_RENEGADE_ disse...

so falta mesmo sair a becula do xandao!! nao me venham dizer q é de seleçao, ja o conhecia de ver jogar no brasil! lá conseguiu marcar um golo decisivo de calcanhar ( o q seria dito dele se falhasse ), e tornou-se num heroi, pra mim, Onyewu é titular ao lado de Rojo paesar disso nao ir acontecer..
Izma fora com ele, é o q poe a equipa a carburar mas a relaçao minutos de jogo jogado/salario é muito prejudicial para o Sporting.
Rinaudo q se ponha a pau e modere o seu modo de jogar, senao perde o lugar q parece ser de momento de schaars, elias e afonso.

Gonçalo Gaspar disse...

Bom dia Sporting na Alma.

Se for possível, gostaria que adicionassem o meu blog à vossa lista de links.

O blog é recente e tem como objetivo dar a conhecer aos leitores os jogadores de futebol ao pormenor.

O link é http://jogadoresaoraiox.blogspot.pt

Resto de bom trabalho.

Cumprimentos, Gonçalo Gaspar