Pranjic, que mudanças trará ao plantel?


Evaldo saiu (ou está para sair, ainda não percebi), Turan é uma incógnita e Mica um jovem sem experiência: quem seria o concorrente “direto” de Insua? A resposta foi dada ontem, com a contratação de Pranjic, um jogador versátil (pode jogar a defesa-esquerdo, médio defensivo/centro/ofensivo e medio-ala direito/esquerdo), com experiência internacional e, o mais importante, um jogador de grande qualidade. Arrisco a dizer que é um dos melhores negócios dos últimos tempos (a ver se o tempo me dá razão), é com este tipo de jogadores que se fazem planteis ambiciosos, equilibrados e vencedores. Porém, quando a esmola é muita o pobre desconfia, e neste caso existem mesmo razões para desconfiar.

Será que Insua sai e é Pranjic o substituto? Capel está de saída? Qual o médio-ofensivo transferível? São perguntas pertinentes (no meu entender, claro) que me levam a pensar: qual o verdadeiro sentido desta contratação? O croata não é decerto um jogador “barato” e numa fase onde a contenção salarial é obrigatório gastar tanto dinheiro com um suplente é… “questionável”.

O meu palpite vai para a saída de Matias Fernandez. É bom jogador, fantasista, mas a sua irregularidade (exibicional e física) não lhe permitiu dar o salto a nível de jogo. Contudo, fruto das boas exibições na Liga Europa, é um jogador com mercado (segundo o Transfermarkt vale 7 milhões) e neste momento transferível (último ano de contrato). Convém realçar que o Sporting detém 75 % do seu passe e que o Vilarreal tem direito a 20 % do valor da transferência (se sair por 7 milhões, o Sporting recebe 3,85).

10 comentários:

Tiagomfc disse...

Sinceramente acho que tens razão, esta contratação era boa de mais se fosse simplesmente para substituir o Evaldo e aumentar o leque de opções para outras posições, infelizmente vamos ter de vender alguns dos melhores jogadores e esse poderá ser um forte obstáculo aos nossos objectivos, porque com a base da temporada passada a juntar aos excelentes reforços que temos contratado ficariamos com uma equipa fortissima e com algumas vendas não sei se conseguiremos lutar realmente pelo título, mas acredito profundamente nesta equipa, tanto que já renovei a gamebox e estarei lá a apoiar até ao fim.
O meu desejo agora é que venham mais 3 ou 4 reforços e que a base desta grande equipa não seja desfeita.

SL

CL disse...

@Tiagomfc

Alguém terá de sair, do núcleo duro pelo menos 1/2

SL

Anónimo disse...

O Pranjic é versátil, ocupa pelo menos 3 posições no terreno e por isso mesmo, pode ocupar os lugares de defesa-esquerdo, médio-esquerdo e mesmo o de extremo-esquerdo ou seja os lugares de Insua, Schaars ou Capel.Mas onde é que está o problema? Mas não é isso que se quer?! O Insua que não tinha ninguém para o substituir no caso de baixar de forma ou se lesionar, com este passa a ter um capaz!

Durante a época se calhar vão ser poucos, se por falta de sorte, houver lesões como na época passada.

Só no fim da pré-época é que se pode saber (o Sá Pinto em particular) quem é que fica, pois as provas nos jogos de preparação servirão de exames.

Deixem de se preocupar se sai este ou aquele, porque o Sá não fará a escolha final por simpatias, como costumam fazer alguns nos sites. Ele quererá um lote de jogadores homogéneo, capaz de jogarem em vários lugares e que sejam capazes de prestar em campo um rendimento médio elevado durante toda a época.Os jogadores de fogachos, tipo Matias Fernandez que só jogam meia duzia de jogos por ano em alto rendimento e que no resto da época, passam-na lesionados, em baixa de forma ou psicológicamente fracos, não interessa para o treinador Sá Pinto, que como jogador e nesse aspecto, era enorme.

Rui Francisco disse...

Se temos 70% e o jogador vale 7 milhões, como é que só recebemos 3,85 M€? N percebo...

JbabyLeao disse...

Bom Post, mas nao axo que o Matias vai sair mas sim renovar contrato, depois da excelente epoca que ele fez duvido, se sair alguem vai ser o Izmailov provavelmente, mas para bem do Scp espero que fiquem os dois porque com 1 DC de qualidade e 1 AVAN arrisco me a dizer que temos 1 melhor plantel dos 3 grandes e 1 dos melhores planteis de todos tempos.

Sporting Sempre disse...

Eu acho que pode sair o matias mas tambem o Marat.
O Sporting precisa de €.
se não sair tambem o Patricio.

CL disse...

@Anónimo

A questão não é o leque variado de opções de qualidade, a competitividade é boa para o grupo. A questão é: onde é que o Sporting vai ao dinheiro para lhes pagar?

SL

CL disse...

@Rui Francisco

O Sporting tem 75 % do passe do Matias, menos os 20 % que vão para o Vilarreal ficamos com... 55 %

SL

CL disse...

@JbabyLeao

Mesmo com a saída de 1/2 elementos do núcleo base (Matias e Izmailov, por exemplo), temos um dos melhores planteis dos últimos anos.

SL

Anónimo disse...

Temos à volta de 12 médios, e devem sair uns 3.
1 - Renato Neto para a B.
2 - Do lote Schaars, Matías Fernandez, Marat Izmailov devem sair 2, para fazer mais valias.

Pessoalmente, prefiro que saia o Izmailov e o Matías, devido às lesões que costumam ter e pelo que podem valor monetariamente e corte na massa salarial.

Cumprimentos
Miguel