Onyewu, dedicação tratada como "lixo"


Quando abordei o mês passado o que esperar do Sporting em termos de contratações para a defesa defendia apenas uma contratação, alguém que entrasse de caras na equipa e que, juntamente com Onyewu ou Xandão, forma-se a dupla titular. Chegaram Rojo e Boulahrouz, um altamente experiente e outro jovem com enorme potencial, que têm formado uma dupla de enorme qualidade e que me deixa descansado pelo menos em termos defensivos.

No entanto, a juntar à dupla titular mais três defesas centrais, fora os da equipa B. Qualquer pessoa que perceba minimamente de construção de planteis identifica um jogador a mais neste lote de centrais, e é neste ponto que se insere a problemática: quem sai? De acordo com o binómio custo/qualidade, quais seriam os dois jogadores a ficar? Xandão (emprestado) é ainda relativamente jovem para um defesa-central, é um jogador dedicado e com potencial mas que ainda comete alguns erros infantis. Onyewu é um central goleador, impõe-se facilmente contra qualquer adversário nas bolas disputadas pelo ar, mas com jogadores mais rápidos tem maiores dificuldades na marcação. Carriço seria mais útil a trinco, na defesa erra muitas vezes e é muito fraco no jogo aéreo.

É fácil ver qual a minha decisão: por mim saia Carriço. É verdade que é o mais “barato”, mas como se sabe a época é longa e existe necessidade de opções válidas. Xandão está emprestado e, se não for para comprar (com esta dupla raramente será opção continua a titular) mais vale sair. Onyewu é o que ganha mais mas também o único que consegue criar perigo em lances de bola parada, algo importante no futebol moderno. Moral da história: Sá Pinto vê um futebol totalmente diferente do meu, colocando o Capitão América em última opção (é bonito muita posse de bola, mas a jogar como no Domingo só em lances de bola parada ou de genialidade vamos marcar golos).

Um líder, um jogador que enverga o lema do clube a 100 %, que gosta de clube e em quem os adeptos se revêm na atitude e raça com que encara os jogos. Será um tremendo erro deixar sair o Oguchi, ficarei extramente desiludido com Sá Pinto e com o (recente) mau planeamento da equipa. Só mais uma coisa: na temporada passada, depois de uma sequência de exibições positivas, Xandão saiu do onze para entrar Onyewu, regressado de lesão. Parece que agora o Sá não mantém a sua decisão. Coerências…

7 comentários:

Joao disse...

francamente, tenho muita dificuldade em perceber certas frases:"Dedicacao tratada como lixo".

Tratado como lixo como? voce sabe alguma coisa como o jogador tem sido tratado pelo treinador, colegas ou direccao?

E a seguir diz, que se fosse voce, quem seria dispensado, ou seja, na mesma situacao do Onyewu, era o Carrico.

Entao, quer dizer que voce estaria a tratar a dedicacao do Carrico como lixo tambem, e'?

Anónimo disse...

Dedicação!

Dedicação por 900 mil euros por ano!

Ah!Ah!Ah!Ah!

És mesmo um papagaio!

Tudo te serve para piares!

Não serás um lampião pintado de verde? Uma espécie de melancia?

Unknown disse...

ACHO MUITO RIDÍCULO, O SPORTING TER AVERSÃO POR CENTRAIS QUE MARCAM GOLOS DE BOLA PARADA, FUNDAMENTAIS NOS DIAS DE HOJE! JÁ NOS BASTOU O POLGA , MAS PARECE QUE QUEREM CONTINUAR COM OS ERROS ÓBVIOS! ASSIM VAI HAVER MUITOS JOGOS EM BRANCO OU PIOR!

Anónimo disse...


Então eliminaste mais outra vez o meu comentário?

Belo espirito democrático!

Nos tempos dos salazarentos, serias de certeza mais um "lápis azul" a ganhar a côdea a censurar os jornais.

P.S.- Isto é escrito só para ti.
´ Já vi que és demasiado cobarde para o publicar.

Revendicas o direito de criticar e de dizer mal, mas não aceitas que te façam o mesmo!

És um nojo, que se serve da liberdade de imprensa, mas sem a respeitar, tal como outros répteis.

CL disse...

@j.

O Carriço é um caso completamente diferente, mas admito que a sequência do post o leve a tirar essa conclusão.

A questão é: juntando a dedicação e a qualidade, escolhia Carriço ou Onyewu?

SL

CL disse...

@ Anonimo

Quem comenta em anonimo tem toda a moral para falar em cobardia.

SL

Talhante disse...

Discordo. Eu gosto do oguchi mas tenho olhos para ver que é inferior aos dois contratos e ao xandão. Obviamente preferia que saísse carriço mas percebo que este não tenha mercado e que sendo capitão interesse mais ficar. Aliás não percebo a treta da dedicação tratada como lixo quando nunca vi nada de excepcionalmente positivo ou negativo no comportamento do oghuchi, apenas profissional. Já quanto ao carriço, apesar de o achar inferior, a forma abnegada como o vi por exemplo fazer outras posições que a equipa precisou o ano passado são para mim muito maiores indicadores de comportamento para lá do mero profissional cumpridor logo não percebo esta treta de conversa. Não sabemos absolutamente nada do comportamento do americano para achar que é um aplicado dedicado à causa leonina, da mesma forma que não sabemos que internamente não terá já aprontado merda que, juntamente com as suas limitações comparativamente aos que lá estão (4 em 3 largamente superiores a ele) não incentivem a sua dispensa. Depois ainda temos uma série de putos na B, nossos, que merecem oportunidades e têm qualidade para isso, e é para isso que uma equipa B serve, para não ficarmos com planteis de quase 30 jogadores na A.

E o mais giro é que os mesmos que agora questionam a saída do americano são em muitos casos os mesmos que questionaram a sua contratação mas isso é o pão nosso de cada dia no Sporting.