Posição: Defesa-Central







É uma posição que será certamente reforçada. Como já é do conhecimento de todos, os centrais leoninos pecam pela sua baixa estatura (o mais alto é Tonel, 1,85 m) e durante a última temporada houve muitos golos sofridos a partir de lances de bola parada. Caneira deverá rescindir e Polga poderá ser incluído num possível negócio com um clube brasileiro. O Sporting precisa neste momento de jogadores com porte físico, com elevada estatura, não só para poder defender bem nos lances de bola parada, mas também para criar perigo na baliza adversária em cantos, livre, etc. Deste modo, perfilam-se como possíveis reforços:

-> Geromel (Colónia) – Jovem e conhecedor profundo do campeonato português, seria o reforço ideal para a nossa defesa. Mede 1,87 e, aquando da sua passagem pelo campeonato português, provou ter um bom jogo aéreo. A sua transferência envolve valores entre o 6/7 milhões de euros (valor inacessível aos cofres leoninos) mas existem rumores que o clube alemão está interessado em Vukcevic, o que pode levar a uma troca de jogadores entre os dois clubes. Outro entrave à sua vinda para Alvalade é um facto de existirem mais clubes interessados na sua contratação, como por exemplo a Juventus, que não terá dificuldade em pagar o valor exigido pelo passe do atleta.

-> Gustavo Lazaretti (Atl. Paranaense) – Paulo Sérgio admira muito as qualidades deste brasileiro. Em Guimarães era o “comandante” da defesa da ex-equipa do actual técnico leonino, que veria com muito bons olhos poder voltar a contar com o jogador. O Sporting não deverá ter problemas na sua contratação (valor a rondar 1 milhão de euros) mas a concorrência pode dificultar o seu ingresso. Mede 1,84.

-> Xandão (São Paulo) – É dele que o Sporting precisa. Alto (1,91), jovem e talentoso, veria com bons olhos uma transferência para o Sporting. Avaliado em 2 milhões de euros, Costinha não deverá ter dificuldades em trazê-lo para Lisboa se conseguir arranjar a verba necessária, e Polga poderá servir como moeda de troca.

-> Rodriguez (Braga) – Teve perto de se tornar jogador do Sporting no último mercado de Inverno, mas tal não se veio a suceder. Não é um central alto (1,83) mas a sua boa colocação tem sido evidenciado nos últimos jogos que realizou. O seu valor de mercado está à volta dos 3 milhões de euros.

-> Chicão (Corinthians) – Central goleador e em fim de contrato com o seu clube, está no momento ideal para dar o salto para um clube europeu (já expressou vontade para tal). Não é muito alto (1,80) mas é rápido e ágil. Cabeceia bem e cria muito perigo na baliza contrária em lances de bola parada.

Veredicto: À partida, Carriço e Tonel ficaram no Sporting, Caneira será dispensado e Polga muito provavelmente será vendido. Deste modo, Costinha terá de contratar dois centrais, e os que aparecem na primeira fila para o reforço da equipa são Xandão (seria titular ao lado de Carriço) e Gustavo Lazaretti (suplente com Tonel). Se Carriço sair, o Sporting partirá de imediato para a contratação de Geromel.

Sem comentários: