Sporting 2010/2011 : Táctica

Depois de anos a fio a ver todos os domingos o 4x4x2 em losango, que já metia dó, Paulo Sérgio assumiu que não ia ter apenas um sistema, ia ter umas três ou quatro opções. Já foram testados:

4x4x2


Tem sido o esquema mais utilizado por Paul Sérgio e o que melhores resultados tem obtido. Com este sistema, o Sporting ganha profundidade nas alas, aproveitando a velocidade dos extremos e das subidas dos laterais. Com este esquema táctico Pedro Mendes assume o papel de compensar as subidas dos laterais e Maniche fica encarregue de distribuir jogo.


4x2x3x1



Foi utilizado na temporada transacta por Carlos Carvalhal e Liedson desde logo mostrou o seu descontentamento por estar sozinho no ataque. Na verdade, com Paulo Sérgio isso não volta a acontecer. O médio mais ofensivo funciona quase como avançado, aparecendo frequentemente em zonas de finalização. Com este sistema Matias Fernandez era o dono da bola no Sporting. De realçar o importantíssimo papel de Pedro Mendes e Maniche, que dominam claramente o meio-campo (transições, parar os lances do adversário, etc.)


4x3x3


Pela primeira vez nos últimos anos vi o Sporting a jogar neste sistema. Não gostei. Falta um jogador de área, possante, que consiga segurar a bola e dar aos colegas. Todos sabem que o Sporting é virgem de um jogador com estas características e, se não chegar esse jogador, este esquema não deverá ser utilizado.


4x1x3x2


A imprensa revelou que este ia ser o esquema utilizado por Paulo Sérgio e, na verdade, isso ainda não se verificou. Ainda se viu um pequeno esboço, mas a equipa vai quase de certeza alinhar com dois médios-centro. Era um esquema em que os extremos entravam muito em jogo e que o médio mais defensivo tinha a tarefa mais complicada de todos os jogadores: levar a equipa para o ataque e procurar defender em todos os lances da equipa contrária.


NOTA: Valdés, em qualquer dos esquemas tácticos, pode substituir Yannick. O mesmo se passa entre Stojkovic e Rui Patricio.

6 comentários:

Rodas disse...

bem vindo CL de novo no ML!

de realçar a defesa em todas as tacticas a defesa perfeita!

Evaldo, Polga, Carriço e J.Pereira

Que defesa espectaculo!

O maniche e o mendes combinam bem no meio campo, o mendes a defender e o maniche a construir.

Nas alas temos o novo vuk, o valdez, yanick e o patrao izma.

falta nos o ataque nem o liendson nem o pongolle tao a jogar bem, vamos fazer a epoca a contar com o saleiro ou com o Postiga?

Precisa avancado.

Rodas

Anónimo disse...

Boas,

na minha opinião existem 2 esquemas tácticos a adoptar no plantel do sporting de forma a retirar o máximo rendimento dos jogadores que temos: 4-2-3-1 ou 4-1-3-2.

Penso que a questão do liedson estar sozinho este ano não se coloca, porque temos alas e laterais que sobem muito para cruzar.

Ambos os esquemas que mencionei servem para incluir no onze o melhor criador de jogo que temos, o Matias Fernandez.

Quanto a mim o valdés é titularissimo do lado esquerdo, tenho esperanças que o Nuno andré Coelho ponha o Polga no banco e que o stoi se retrate e assuma a titularidade.

As maiores dúvidas estão na frente de ataque, pois o Liedson está em fase descendente e o Sinama ainda não justificou o investimento.

Falta um verdadeiro matador para podermos discutir o titulo!


SL

Moreno

Anónimo disse...

Football Manager (FM) a mais LOL

CL disse...

Foi a única forma de arranjar as imagens...

Anónimo disse...

continuas a meter o polga e o patricio a titular porquee fogoo e o valdes e o matias ficam aonde

CL disse...

Para elaborar estas tácticas basiei-me nas últimas escolhas de Paulo Sérgio.