Entrevista a Zeferino Boal


O candidato à presidência do Sporting, Zeferino Boal, disponilizou-se a responder a algumas questões ao nosso blog. Como queremos proporcionar aos leitores um grande conhecimento dos projectos, convidamos quem quiser a deixar perguntas na caixa de comentários, perguntas essas que posteriormente serão colocadas ao candidato.

Aproveitem!


13 comentários:

Rodrigo Parente disse...

O actual treinador, Paulo Sérgio, será para continuar ou já tem em mente um novo treinador?

Qual o director desportivo para o futebol?

António Lopes da Costa disse...

Parabéns! É importante que os sócios do Sporting possam fazer as perguntas que entendem, concretas, aos candidatos. Seria útil que o mesmo acontecesse com todos os outros.
Assim sendo, faço 12 grupos de perguntas.

1. Quais são as suas propostas para que o Sporting possa ter um projecto desportiva e financeiramente rentável no futebol? Como expandir a marca Sporting?

2. Como deve a próxima direcção olhar para as modalidades? Pensa apoiar, revitalizar, extinguir algumas? Quais?

3. Se fosse eleito, qual seria a estrutura directiva do futebol? E o treinador?

4. O que pensa relativamente às claques? Sendo recursos dos melhores que há no país, seja do ponto de vista histórico, seja do ponto de vista do apoio incondicional aos atletas do Sporting, que esforços fará para as unir?

5 - Quais serão as relações com os rivais? O que faria se um rival do Sporting apresentasse uma proposta tentadora por um atleta deste Clube?

6 - Sporting TV, sim ou não? Se sim, quando? Se não, porquê?

7 - Qual será a relação com os núcleos e filiais? Haverá novos apoios à criação e manutenção destes? O que pensa da descentralização dos actos eleitorais?

8 - Que postura apresentará o Sporting no mercado, nas diversas modalidades (nomeadamente no futebol e no futsal, de onde saem jogadores directamente para os rivais)?

9 - Qual será o modelo de financiamento do "seu" Sporting? Contará com investidores? Precisa deles? Como os cativar?

10 - Qual será o papel do Sporting enquanto defensor e promotor do ideal eclético? Que intervenções fará no domínio da verdade desportiva?

11 - Que comportamento teria se tivesse de lidar com um Liedson que agride o director-desportivo; um Izmailov que se recusa a jogar; um Moutinho que se fecha no quarto, querendo ir para um rival; um Maniche que ganha uma obscenidade e nunca agradece aos adeptos; um Vukcevic que é constantemente posto de parte?

12 - Como segurará jogadores como Rui Patrício, André Santos, Carriço e outros valiosos activos saídos da Academia?

Um abraço,
António Lopes da Costa, sócio desde 2003

Mauro Silva disse...

Os restantes candidatos vão até agora, mais adiantados na corrida, Dias Ferreira, Bruno de Carvalho e Godinho Lopes (mesmo não tendo ainda oficializado a candidatura), quer em termos de projecto quer em nomes das listas...

Como pensa fazer frente aos restantes candidatos? Para quando o seu projecto de candidatura?!

Miguel76 disse...

Se o Braz da Silva aceitou o convite?? E se nao, ainda vai "ofercer" os tais 50 milhoes??

SL

Legal Adviser disse...

Qual a sua grande mais valia comparativamene aos projectos até agora apresentados?

Abraço

Hugo

Sérgio disse...

Quanto dinheiro tem para investir no futebol ?
e nas modalidades ?

Anónimo disse...

o senhor teve no Sporting na altura com Sousa Cintra.pensa que adquiria experiençia sufiçiente e pode usar a mesma nestas eleiçoes?

ANDRÉ PINHEIRO

Héber disse...

Tem dinheiro para investir em activos para o futebol?

Anónimo disse...

Prefere um treinador português ou estrangeiro para render Palo Sérgio?

andre disse...

gostaria de saber que novo treinador irá contratar, que director desportivo ira contratar,quais os jogadores que irá dispensar,qual o fundo de investimento para o futebol,se acha-se um homem com pulso forte para levantar o Sporting e torná-lo campeão,se vai dar importância a academia ou a jogadores contratados, e se as restantes modalidades vão sofrer alterações e por ultimo se o Sporting clube de portugal irá participar e modalidades que agora não está inserido

Anónimo disse...

Se fosse presidente reforçava o plantel do sporting em futsal e andebol

Anónimo disse...

se fose presidente tambem apostava no hoquei patins

Fernando Alvega disse...

Como todos nós sabemos o Sporting não vive só do futebol (apesar deste ser o coração do clube)mas sim do seu ecletismo.
Temos ouvido da parte de todos os candidatos já assumidos, que a construção do pavilhão irá ser uma realidade.
Ora eu penso que isto apesar de ser uma grande noticia e uma mais valia para todas as modalidades que são praticadas dentro desse espaço, não chega.

As minhas perguntas são as seguintes:

1ª - Todos os candidatos assumidos ou não e contando também com o desistente, falaram num fundo a rondar os 50 milhões de euros para investir no futebol, pergunto se caso ganhe as eleições está disposto a falar com os outros candidatos afim de ver abertura deles em oferecerem o seu fundo e desviar um destes fundos para investir nas modalidades ditas amadoras, devidindo o mesmo por todas?

2ª - Caso consiga este fundo pensa em fazer voltar ao clube modalidades como o Basquetebol, Ciclismo, Voleibol, Hoquei Campo, Rugby, Luta Grego Romana etc ?

3ª - Qual a lotação que o novo pavilhão vai ter?
Na minha opinião e caso como eu espero haja uma aposta forte nas modalidades,esta lotação nunca deve ser inferior aos 5000 lugares, para evitar complicações em grandes finais europeias e mesmo em jogos das nossas competições.

4ª - Partimos agora para o futebol e pergunto se já está a trabalhar na construçao do novo plantel para a próxima época, sabendo nós que nesta altura a existe por este mundo fora, jogadores(e dos bons) que acabam o seu contrato no fim desta época e deste modo em condições de serem contratados a custo 0?

5ª - Quantas contratações e dispensas está a pensar fazer? Digo-lhe que na minha opinião as contratações nunca devem ser inferiores a 8/9 jogadores.

6º - Eu sou como penso que o Sr. também seja, adeptos das claques neste mundo desportivo, porque elas são parte integrante no espetáculo desportivo.
Mas ambos também sabemos que o afastamento de público nos estádio e nos pavilhões muito se pode agradecer às claques devido aos seus maus comportamentos que chegam a pôr em perigo a vida de qualquer um.

Eu pergunto se já tem alguma estratégia em mente para tentar mudar o comportamento das nossas claques?
Eu por acaso até tenho e acho que seria bem aceite por elas.

7ª - Última pergunta que é mais um desafio que lhe faço.
Porque não a construção de uma pista de Atletismo em homenagem a esta grande figura do nosso clube Professor Mário Moniz Pereira?
Não nos podemos esquecer que o Atletismo é a modalidade que já deu (e continua a dar)mais titulos nacionais e europeus ao Sporting e desta forma merece ser acarinhada por todos nós.
A melhor solução era fazer a pista e por baixo dessa uma pista coberta.

Fernando Alvega

fernando.alvega@gmail.com