Palavra de Leão (por Bruno Pereirinha)


Inicio esta crónica para fazer alguns comentários sobre o jogo efectuado entre a Nossa equipa e o Portimonense. Abordo, em primeiro lugar, os aspectos positivos. Grande atitude competitiva com Postiga, João Pereira, Matías e Izmailov como garantias de uma equipa competitiva na próxima época, destacando-se todos pelo esforço e devoção que entregaram à Nossa equipa. Destaco infelizmente, mais uma vez, pela negativa, o árbitro duarte gomes. Esta pessoa nunca poderá arbitrar, uma única vez mais, jogos do Sporting, nem que sejam amigáveis. Este fulano aproveita-se, da grandeza do Nosso clube, para beber um protagonismo parasita que de outra forma, nunca alcançaria, dada a sua incompetência e ausência de seriedade. No entanto, apesar dos factores extrínsecos ao jogo ganhamos e reconquistamos o terceiro lugar, consequência do empate caseiro do Braga.
Outro aspecto importante durante a semana transacta prendeu-se com os rumores relacionados com as dispensas, no meu entender precipitadas no que concerne ao timing da sua revelação, relativamente à Nossa equipa profissional de futebol. Não comentando alguns dos nomes referidos como dispensados, permitam-me que realce a notícia da dispensa do Nosso actual sub-capitão Anderson Polga. Campeão do mundo de futebol em 2002 e fazendo parte da equipa do Sporting desde 2003, 8 anos com a envergando a camisola verde branca, tendo no seu curriculum, com o Sporting, duas Taças de Portugal, duas Super-Taças além da final da Taça UEFA em Alvalade, de má memória. Custa-me enjeitar um jogador que revelou, sempre, grande sportinguismo e profissionalismo, e considero que deveria fazer parte do futuro do Sporting. Peço desde já desculpa, aos ouvidos mais sensíveis, pelo facto do vídeo subjacente ter uma banda sonora de gosto duvidoso, curiosamente da autoria de um grande sportinguista. Eu estou, apesar dos honorários auferidos por este jogador, contra a dispensa do Anderson Polga, considerando-o uma das grandes figuras dos últimos anos da equipa profissional de futebol do Sporting Clube de Portugal.
Saudações Leoninas, Bruno Pereirinha

1 comentário:

GBC disse...

Acho interessante esta tua perspectiva, porque nao a vejo muito nos sportinguistas. E preciso, no entanto, encarar a realidade da forma mais imparcial possivel: o Polga erra muitas vezes (das razoes ja falei noutro lado, sao longas e agora deixo para o lado, mas fa-lo, e demasiadas vezes infelizmente) mas foi esta temporada o melhor central do Sporting. E o mais regular. Tinha, anteriormente, a concorrencia do Tonel, mas este ano nao teve a de ninguem: gosto do Carriço e do Torsi, acho-os centrais interessantes e com bastante potencial, mas esta temporada estiveram claramente abaixo do brasileiro.

No entanto, acho que o Polga deve mesmo sair. Ate pelos vencimentos, como referes. O que eu tenho defendido e que se e para contratar Alex's Silvas e Alberto's Rodriguez's (especialmente este ultimo) nao faz sentido que o Polga saia, e a "troca" nao compensa.

Precisamos de um lider para a defesa, Polga e-o. Agora, creio que podiamos arranjar (ainda) melhor que ele. Porque, apesar de ser de momento o melhor central do plantel, ja nao e o central que era no passado, e começa a deixar de justificar, gradualmente, o estatuto de lider e os vencimentos que a esse estatuto correspondem.

Se for para comprar um central que de totais garantias, que ja tenha alguma experiencia ao mais alto nivel e que seja eficaz, ai acho que faz sentido que o Polga saia. Mas sair por sair... isso e que nao.

Se fosse Garay a vir, por exemplo, nao me importava com a saida do brasileiro. Nao esta totalmente dentro do meu perfil, mas nao foge assim tanto. O Sporting, em termos de qualidade individual, ate tem bons centrais (para o campeonato em que esta), a coisa nao resultou foi em termos colectivos.

Por isso, penso que Carriço e Torsilgieri devem ficar, NAC so nao fica se ganhar demasiado (para 4º central chega perfeitamente...) e fica apenas a duvida relativamente ao Polga, que so deve sair se arranjarmos um central capaz de ser o lider do centro da defesa do Sporting...