Sai Rui Patrício, entra...

Com as exibições feitas nesta época, o guardião leonino despertou o interesse de grandes clubes europeus, tais como: Man United, Atlético de Madrid, Arsenal e Milan. Logo, a saída do jogador do Sporting é uma hipótese cada vez mais a considerar, por isso, podemos começar já a tentar definir o lote de jogadores que podem vir a substituir Rui Patrício.
Na minha opinião, existem excelentes guarda-redes na nossa liga e vão ser esses as minhas primeiras sugestões:

Rafael Bracalli: Jogador brasileiro de 29 anos, desde 2006 no Nacional da Madeira. O guarda-redes de 1,85m ganhou o seu espaço em Portugal e é constantemente associado aos grandes nacionais (incluindo o Braga). Poderá ser um excelente negócio, especialmente por poder chegar a Alvalade a custo zero.
Artur Moraes: Contratado a custo zero pelo Braga para a época de 2010-11, afirmou-se logo após a saída de Felipe. Com 1,92m, o jogador brasileiro tem feito exibições espectaculares e destaco as contra o Liverpool e Benfica, ambas na Liga Europa. Tal como Bracalli, Artur encontra-se em final de contrato e pode chegar a custo zero mas, a imprensa tem associado fortemente o guarda-redes do Braga ao Benfica.
Romuald Peiser: Actualmente na Académica, o guarda-redes francês é um dos melhores da Liga Portuguesa menos reconhecido e muito pouco ou nada associado a clubes maiores. Proveniente da 2ªDivisão francesa, o jogador de 31 anos e 1,87cm começou a impressionar na Naval em 2008, até onde chegou a custo zero, pode neste momento estar disponível por valores a rondar os 500 mil euros.
Nílson: Já com 35 anos, o guardião brasileiro, no Vitória desde 2005 já foi mais associado a clubes grandes, especialmente o Sporting. A idade não joga a favor de Nílson, mas nunca sairá do Guimarães por valores superiores a 700 mil euros.

Fora de Portugal, existem excelentes opções por valores pouco mais altos mas que podem dar frutos. Apenas falando em nomes, destaco cinco jogadores:
 Volkan Demirel, turco, Fenerbaçe, 29 anos
Jefferson, brasileiro, Botafogo, 27 anos
Sergio Romero, argentino, AZ Alkmaar, 24 anos
Victor, brasileiro, Grémio, 28 anos
Enrique Bologna, argentino, Banfield, 29 anos

Concluindo, é com alegria que vejo que o Sporting está prestes a vender o melhor guarda-redes português, proveniente da formação, num ano em que um clube gastou quase 9 milhões de € num guarda-redes perfeitamente banal. Por outro lado, é com tristeza que vejo que Portugal possui poucos guarda-redes acima da média, sendo Rui Patrício e Eduardo os únicos excelentes guarda-redes portugueses da actualidade e que, provavelmente, o Sporting vai ter na baliza um guarda-redes sul americano.

Algum dos mencionados não tem calibre para o SCP? Existe mais algum guarda-redes em Portugal capaz de defender as nossas redes? E no estrangeiro?

11 comentários:

Anónimo disse...

Diego, do Vitoria de Setubal, muito bom guarda redes!

Unknown disse...

Temos emprestado um"ic"qualquer, controver-so é verdade mas com um bom condutor de homens, não fica a dever nada a nunhum dos outros mencionados.
é para isso que precisamos do Sá Pinto no balneáreo.

Berlusconi disse...

campista selvagem, tenho ideia que stojkovic foi vendido no mercado de janeiro por JEB.

Miguel S. disse...

Dos guarda redes que actuam em Portugal, Artur Moraes é claramente o que melhor poderia substituir Patricio... no mercado internacional, e dos guarda redes que propuseste, destaco, pela negativa, Demirel e Romero! apesar de internacionais pelos respectivos países, eu, pessoalmente, acho os bastante fracos! a liga italiana é um mundo de guarda redes interessantes. mesmo a maioria dos suplentes, sao excelentes.

Héber disse...

O unico de jeito dessa lista é o Romero...

Peyroteo disse...

O Bracalli vai para o Braga. O Artur era bom mas o Fernando Prass (que está no Vasco e brilhou no Leiria) é melhor.

Anónimo disse...

Guillermo Ochoa do Club America do Mexico. É um jovem guarda redes que já provou ser muito bom e que ainda tem uma margem de progressao relativamente grande.

toc disse...

diego benaglio? nao?

Senti disse...

O benaglio é dos melhores guarda redes da Europa e o seu clube já rejeitou uma verba de quase 10 Milhões por ele.
SL

Senti disse...

O benaglio é dos melhores guarda redes da Europa e o seu clube já rejeitou uma verba de quase 10 Milhões por ele.
SL

Anónimo disse...

enyeama

para contratar artures e rafaeles mais vale renovar com o timo