A comunicação do Sporting


Nos últimos dias a imprensa nacional tem aproveitado os resultados da auditoria (que por falta de conhecimentos não me pronuncio, apesar de ter umas questões que gostava de ver respondidas) para criar mais uma nuvem negra sob o clube. Qual a novidade do Sporting estar em falência técnica? Benfica e Porto também estão nesta situação e, curiosamente, com um passivo muito superior ao Sporting…

Mas de quem é a culpa deste constante desrespeito ao Sporting? Há mais de dez anos que o Sporting tem perdido a fama e a imagem de outros tempos, não havendo qualquer dirigente com ideias claras e eficazes quanto ao “regresso do Sporting”! Somos constantemente enxovalhados por jornais desportivos, estações televisivas, comentadores, etc., sendo raro ver uma reacção do departamento de comunicação do clube a qualquer acto que vise desvalorizar a nossa identidade e marca. Godinho Lopes apresentou Carlos Barbosa como director para o Marketing e Comunicação e, passado quase um ano, o presidente da ACP, considerado um visionário na posição que lhe foi oferecida (ironia), pediu a demissão das suas funções. Prometeu e falou muito (e muitas vezes fora de contexto), mas em termos práticos fez pouco. Prometeu transfigurar a parte comercial do Sporting, mas a verdade é que continuamos com o azul na camisola (supostamente era até Dezembro), sem Canal Sporting, sem novos investidores, com uma loja com preços de artigos incomportáveis para a actual situação económica do país (camisola principal 72 €!) e com a inexistência de maior interacção ente jogadores e adeptos (foi prometido que, nos jogos em casa, antes da partida os jogadores indisponíveis fossem para a Loja Verde dar autógrafos. O mais preocupante é que face ao seu substituto não auguro grandes melhorias…

Agora dois exemplos que só vêm demonstrar a situação que o nosso clube atravessa, a Marca Sporting está desvalorizada e a precisar de uma remodelação profunda, isto se quisermos voltar aos tempos de glória e de grande produtividade desportiva e económica:

1. A Coca-cola deixa de patrocinar o futebol profissional e de formação do Sporting, continuando como patrocinador de Benfica e Porto, alegando que estes dois clubes são marcas superiores.

2. O Marítimo, clube com ambições muito diferente do Sporting (apesar de a classificação não o demonstrar) lançou recentemente a MaritimoTV, uma funcionalidade que se pode encontrar no site do clube e que permite a assistir aos jogos da equipa B, incidências de treinos da equipa principal e entrevistas a dirigentes, técnicos e jogadores.

Enquanto que no primeiro caso está bem assente a desvalorização da marca Sporting, onde um dos maiores distribuidores de refrigerantes considera a nossa marca inferior em comparação com a dos nossos rivais, o segundo caso só vem confirmar o atraso a nível comunicacional dos leões, onde um clube com uma dimensão claramente inferior já apresenta maiores e melhores funcionalidades de aproximação dos adeptos com o clube que nós. E digam-me, é preciso muito para obter um serviço semelhante?

5 comentários:

_RENEGADE_ disse...

nao é assim to facil um clube ter a sua TV..o maritimo tem pq anda um palhaço a gastar milhoes dos contribuintes pra desenvolver o seu clube do coraçao na madeira..e a benficaTV nao anda a ter muito lucro, nao compensa por agora..ja o Pinto da costa tinha dito q se fosse agora ( no verao passado ) q a portoTV so teria prejuizo e isso levou os a ir atras do porto canal.

Anónimo disse...

Seria muito mais rentável fazer um acordo com a rtp,sic ou tvi para transmitir os jogos do Sporting. Pelo que ouvi aí o benfica vai deixar de transmitir jogos na sportv e passa a transmitir os jogos na tvi com o dobro dos lucros que tinha na sportv. A verdade é que há gente muito imcompetente no nosso clube. Essa questão da camisola realmente devia ser repensada por todos, mas nao sao só as camisolas. Sao outros artigos tabem e principalmente os bilhetes. As pessoas nao teem dinheiro, há muita gente sportinguista que é pobre ou está desempregada e eles nao olham para isso. O Sporting para voltar a ser grande vai ter que mudar tudo isso. Temos que ter os estadios cheios em domingos á tarde, um estadio de cadeiras verdes,um relvado decente,e os acessos aos balnearios com imagens de figuras ilustres e conquistas do Sporting. E mais uma vez este ano fomos infantis e isso pesa na moral da equipa e no treinador porque sobra tudo para eles e os adeptos nao ajudam e nao sabem ver quem está a errar. Há que culpar quem comete todos esses erros infantis e tem que haver alguem que mande no Sporting com boas inteções. Alvalade é um trono sem rei.Já nao existe a mística do Sporting de antigamente.
Saudaçoes a todos os sportinguistas

Anónimo disse...

Paulo futre e Dias Ferreira teriam feito melhor figura que o actual presidente mas eram dados como malucos ou ruinosos. As aparencias enganam. Acabem com o fosso já!

Anónimo disse...

Juntem as claques. Uma curva belissima uma curva fantastica és a nossa fé FORÇA SPORTING ALLEZ ALLEZ!

Ribeiro disse...

Boas.
Sou um dos administrador do blogue, O Lado do Futebol que nunca viram. Um blogue que está de regresso depois de largos meses de paragem.
Mas vim aqui porque estou à procura de um adepto sportinguista para escrever crónicas semanais sobre o Sporting no meu blogue.
Se me puderem ajudar agradecia. Atenção que o nosso blogue é imparcial, não somos assumidamente de algum clube, mas estamos a preparar um espaço para que um adepto de cada equipa(das principais) faça uma crónica semanal sobre o seu clube. E como é natural o Sporting tem de estar representado.
Quem achar-se com capacidade para tal, diga algo ou então sugira alguém. A ideia é escrever semanalmente (ou se a pessoa quiser, mais regularmente ainda, caso assim entenda) sobre aquilo que bem entender sobre o Sporting. Os jogos, questões tácticas, contratações, etc...
Gostávamos que o administrador deste blogue fosse o representante do Sporting. Esperamos por uma resposta que desejamos ser positiva. Respondam no nosso blogue ou para o mail oladofutebolquenuncaviram1@gmail.com
Abraços.